Aquecimento global fecha estações de esqui na Suécia
Explore o impacto do aquecimento global nas estações de esqui da Suíça e as ameaças para o futuro do esporte. Entenda a urgência de adaptação e o destino dos resorts de esqui de baixa altitude.
O pequeno resort de esqui de Rüschegg Eywald, nos Alpes suíços, não abriu uma única vez neste inverno devido ao aquecimento global. Situado a aproximadamente 1500 metros acima do nível do mar, o local, outrora apelidado de “Pequena Grindelwald” por sua semelhança com uma de suas vizinhas alpinas mais conhecidas, chegou a ser muito popular.
Infelizmente, para Rüschegg, este ano não é uma exceção. No ano passado, o teleférico abriu apenas por quatro dias e em 2022 a situação não foi muito melhor.
Impacto do aquecimento global em resorts de esqui de baixa altitude
Com as temperaturas globais em ascensão, a previsão do tempo na Suíça tem indicado uma elevação na altitude em que a temperatura do ar congela, o chamado “null grad Grenze”. Consequentemente, onde costumava cair neve, agora chove.
Segundo o Professor Stefan Brönnimann do Instituto de Geografia da Universidade de Berna, os indicadores do aquecimento global estavam presentes muito antes de começarmos a estabelecer metas para o clima.
Adaptação é necessária
Os resorts de esqui maiores, mais altos e mais ricos, como Zermatt ou St Moritz, devem sobreviver por enquanto. Contudo, outros, incluindo mesmo o famoso vizinho de Rüschegg, Grindelwald, terão que se adaptar. Prestigiadas corridas de esqui realizadas todos os invernos na Suíça também estão ameaçadas.
O Professor Stefan Brönnimann acredita que os anos gloriosos em que os suíços estavam nas encostas ou assistindo seus esquiadores estrelas ganharem medalhas estão desaparecendo.
Rumo a um futuro sem esqui
Michael Kegel, que administra a empresa de teleférico em Rüschegg, antecipa que em 10 anos a estação de esqui não estará em atividade. Apesar do triste cenário, o resort está se preparando para fazer o melhor uso possível de suas belezas naturais, promovendo trilhas para caminhadas e fontes minerais.
Para os numerosos resorts de esqui suíços com um futuro incerto, a maioria tem muita beleza natural para se beneficiar. Oportunidades promissoras para os resorts onde o esqui se tornará impossível incluem o bem-estar, o detox digital e a fuga da rotina em um ambiente deslumbrante, mas tranquilo.
O Professor Stefan Brönnimann concorda que os resorts em todo os Alpes devem agora se preparar para uma vida e meios de subsistência após os esportes de inverno. Infelizmente, essas adaptações podem estar chegando tarde demais.
Como lembra o professor, quando realmente tivermos certeza de que as mudanças climáticas estão acontecendo, olharemos para trás e nos perguntaremos quando deveríamos ter percebido. E, provavelmente, a conclusão será que deveríamos ter prestado atenção nos alarmantes indicadores já no final dos anos 80.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)