Estação de esqui suíça é forçada a fechar devido ao aquecimento global
Descubra como o aquecimento global está ameaçando o negócio de esqui nos Alpes suíços, forçando resorts como Rüschegg Eywald a fechar.
O pequeno resort de esqui de Rüschegg Eywald, situado nos Alpes suíços, não abriu uma única vez neste inverno, graças a temperaturas mais altas. O resort, que fica a cerca de meia hora de carro de Berna, já foi tão popular que ficou conhecido como “Little Grindelwald”, em referência ao famoso vizinho alpino no pé do Eiger. No entanto, a mudança climática agora ameaça a existência de Rüschegg.
Impacto do aquecimento global nos resorts de esqui
Por várias vezes no inverno, as tentativas de abrir as pistas foram frustradas. Apesar do solo coberto de neve, o chão estava muito quente e úmido por baixo, explicou Michael Kegel, que administra a empresa de teleféricos. Isto não é um evento isolado: no ano passado, o teleférico abriu apenas por quatro dias e 2022 não foi muito melhor.
Essa situação contrasta fortemente com a animada atmosfera dos tempos passados. Quando o resort abriu suas portas em 1969, pessoas de todas as partes se apressavam para experimentar suas encostas. O grande hotel acomodava famílias aventureiras e até mesmo uma série de chalés foram construídos ao redor dele.
A ascensão das temperaturas afetam o negócio de esqui
Pelos últimos dez anos ou mais, resorts de esqui de altitude mais baixa são alertados sobre a dificuldade em manter a neve. A temperatura do ar costuma congelar na famosa null grad Grenze, mas conforme as temperaturas globais estão aumentando e onde costumava cair neve, agora chove.
Professor Stefan Brönnimann, do Instituto de Geografia da Universidade de Berna, um dos líderes mundiais em pesquisa sobre o clima alpino, está documentando os estágios precisos do aquecimento global. Ele indica que os sinais foram evidentes muito antes de começarmos a definir objetivos climáticos. A década de 1980, argumenta ele, foi a última década de invernos realmente frios e nevados nos Alpes.
Reestruturação e adaptação são necessárias
Resorts mais altos, maiores e ricos, como Zermatt ou St. Moritz, conseguirão sobreviver, ao menos por agora, pois podem contar com seus canhões de neve artificial quando a neve não cai do céu. No entanto, outros, incluindo Grindelwald, terão que se adaptar, diz o professor.
As corridas de esqui famosas realizadas todos os invernos na Suíça também estão em risco. Em anos recentes, houve dúvidas se a famosa corrida Lauberhorn poderia ser realizada. O clima quente no período de Natal e Ano Novo ameaça as corridas da Copa do Mundo em janeiro em Adelboden.
Previsões pessimistas para o futuro
Considerando a realidade atual, Michael Kegel, administrador dos teleféricos de Rüschegg, prevê que o resort possa não sobreviver mais do que uma década devido às alterações climáticas. No entanto, preparativos estão sendo feitos para aproveitar o melhor do local, promovendo a beleza natural da área, com trilhas para caminhadas e fontes minerais.
Professor Stefan Brönnimann concorda que resorts em toda a região dos Alpes precisam se preparar para um futuro e um modo de vida após os esportes de inverno. Ele teme que algumas estâncias, ou mesmo todo o planeta, possam estar reagindo tarde demais para lidar com a mudança climática iminente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)