Clubes de futebol começam a usar IA para encontrar talentos
Descubra como o aplicativo aiScout está democratizando a descoberta de novos talentos no futebol, com a ajuda da inteligência artificial. Saiba como jovens jogadores conseguem testes virtuais em clubes profissionais, tornando realidade o sonho de serem futebolistas profissionais.
Uma startup de tecnologia de Londres desenvolveu um aplicativo que promete “democratizar” a identificação e prospecção de novos talentos no futebol. O aplicativo aiScout, gratuito e disponível globalmente, permite que jovens atletas realizem testes virtuais para clubes de futebol profissionais, enviando vídeos de desempenho em uma série de treinos.
A plataforma oferece 75 exercícios, projetados para testar diferentes habilidades, com vídeos tutoriais para orientar os usuários. As performances são pontuadas automaticamente pela tecnologia de inteligência artificial (IA) incorporada ao aplicativo.
Os dados podem então ser acessados pelos clubes, auxiliando os olheiros na busca de novos talentos e aprimorando sua procura com uma variedade de filtros, desde idade e sexo até posição em campo.
Benefícios da tecnologia para os clubes e para os jogadores
Atualmente, o aplicativo aiScout tem parceria com os clubes da Premier League, Chelsea e Burnley. Nos clubes parceiros, os testes no aplicativo podem ser adaptados para atender a necessidades específicas e definir seus próprios padrões de referência, com os jogadores da academia realizando os mesmos exercícios.
Richard Felton-Thomas, diretor de operações da ai.io, empresa por trás do aiScout, destaca que a plataforma é um meio para otimizar o tempo dos olheiros. A tecnologia possibilita identificar previamente potenciais talentos, agilizando o processo de prospecção.
Ao mesmo tempo, a plataforma oferece uma oportunidade para jovens jogadores que sonham em ser profissionais. Ben Greenwood, de 17 anos, é um exemplo disso. Ele nunca havia feito um teste com um clube profissional até baixar o aplicativo em 2019 e, após enviar um vídeo de sua performance, conseguiu um teste com o Chelsea. Atualmente, Greenwood tem contrato com o Bournemouth.
Expectativas para o futuro
Lançado em setembro de 2023, o aplicativo aiScout já foi testado por jogadores de 125 países. Segundo Felton-Thomas, mais de 100 clubes estão na fila para se juntar à plataforma, ao Chelsea e Burnley. A estima é que, com a expansão da operação este ano, o número de usuários do aplicativo aumente consideravelmente.
Para Felton-Thomas, a tecnologia de inteligência artificial não vem para substituir os métodos tradicionais de prospecção, mas para complementá-los, em uma evolução do processo. Ele destaca que o objetivo da tecnologia é auxiliar no trabalho dos olheiros, mas a decisão final ainda está nas mãos dos profissionais humanos.
Além de sua aplicação no futebol, a empresa vê oportunidades para o uso do aiScout em outros esportes e até mesmo fora do campo esportivo, como na saúde, avaliações físicas para disciplinas militares e serviços de emergência.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)