EUA refutam preparação nuclear da Rússia frente a ameaças de Putin
Após ameaças de Putin sobre armas nucleares, os Estados Unidos informaram que não tem conhecimento de tal poderio russo.
O porta-voz do Departamento de Estado dos Estados Unidos, Matthew Miller, informou nesta quinta-feira, 29, que o seu país não possui indícios de que a Rússia esteja em preparação para o uso de armas nucleares. Apesar disso, reforçou que o monitoramento continuará sendo realizado com cuidado.
Reações à Rússia
Em seu pronunciamento, Miller fez referência às recentes falas do presidente russo, Vladimir Putin, que alertou que a Rússia possui armamento para atingir alvos no ocidente. “Não é a primeira vez que vemos uma retórica irresponsável de Vladimir Putin”, afirmou ele, criticando a postura do líder russo diante do contexto atual.
Ameaças de Guerra Nuclear
As declarações de Putin ocorreram como resposta aos comentários do presidente francês, Emmanuel Macron, na segunda-feira, 26. Macron sugeriu que não é possível descartar o envio de tropas de membros europeus da Otan para a Ucrânia, um movimento que Putin classificou como uma provocação que poderia levar a uma guerra nuclear.
Resposta Ocidental
A sugestão de Macron foi rapidamente rejeitada pelos Estados Unidos, Alemanha, Reino Unido e outros líderes ocidentais. Estes países expressaram preocupação com o agravamento da situação na Ucrânia e, embora tenham rejeitado a ideia de enviar mais tropas para a região, reafirmam o compromisso com a integridade territorial da Ucrânia e a necessidade de uma solução diplomática para a crise.
No que se refere aos comentários de Putin sobre a capacidade de ataque do meio armamentista russo, embora preocupantes, não houve até o momento indícios de preparação para o uso desses armamentos, de acordo com o Departamento de Estado americano. O órgão reforça que continuará monitorando a situação com atenção, buscando garantir a manutenção da paz e da segurança globais.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)