5 golpes comuns aplicados contra MEIs
Proteja-se contra fraudes direcionadas aos MEIs! Conheça os 5 golpes mais comuns e saiba como evitá-los. Aprenda a reconhecer sites falsos, boletos indevidos e propostas de empréstimos duvidosas.
O número crescente de Microempreendedores Individuais (MEIs) no Brasil tem chamado a atenção não apenas para o fortalecimento do empreendedorismo nacional, mas também para um problema alarmante – o aumento de fraudes específicas voltadas para esse público. Os golpistas têm utilizado inúmeras táticas para tirar vantagem dos novos empresários, que, muitas vezes, desconhecem os procedimentos formais e ficam mais vulneráveis a esses golpes.
De acordo com o Ministério do Empreendedorismo, a principal defesa contra fraudes é a cautela. Os MEIs são aconselhados a não clicar em links suspeitos e a utilizar apenas os serviços disponíveis nas páginas oficiais do governo.
Conheça os Cinco Golpes Mais Comuns Contra MEIs
1. Sites Falsos Para Abertura do MEI
Os golpistas criam páginas online que imitam o site oficial do governo para a formalização do MEI, induzindo os usuários a acreditar que precisam pagar uma taxa para a formalização.
2. Boletos de Cobranças Indevidas
Outro golpe comum é a emissão de falsos boletos do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS). Golpistas enviam esses boletos falsos por e-mail, WhatsApp entre outros canais de comunicação, além dos boletos, eles também emitem cobranças de débitos inexistentes.
3. Pedidos de Retificação
Golpistas também enviam e-mails solicitando a correção na Declaração Anual do Simples Nacional do MEI (DASN-SIMEI) acompanhado de links maliciosos para infectar o computador do usuário.
4. Propostas Tentadoras de Empréstimos
Os golpistas também têm como alvo os MEIs com ofertas tentadoras de empréstimos e linhas de crédito com juros abaixo do mercado.
5. Renegociação de Dívidas
Por fim, golpistas afirmam ter condições especiais para a renegociação de dívidas, incluindo pagamento via PIX, atrapalhando ainda mais a situação financeira desses empreendedores.
Portanto, se um MEI desconfia que pode ter sido vítima de alguma dessas fraudes, a orientação é que reportem o ocorrido diretamente para a ouvidoria e registrem um boletim de ocorrência imediatamente. Lembre-se: o melhor aliado contra os golpes é sempre a informação.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)