Zema: “Lula ofende e desrespeita milhões de judeus e Israel”
Governador de Minas Gerais critica a declaração do presidente comparando a ofensiva militar de Israel em Gaza ao Holocausto
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (foto; Novo), criticou a declaração do presidente Lula comparando a ofensiva militar de Israel em Gaza ao Holocausto de judeus durante a Segunda Guerra Mundial.
Em publicação no X, Zema afirmou que o petista “ofende e desrespeita milhões de judeus e Israel”.
“Discursos políticos que pregam a divisão precisam acabar. É inadmissível que o presidente continue comparando conflitos com o Holocausto apenas pra agradar partidários. Ele ofende e desrespeita milhões de judeus e Israel. O caminho para ajudar na solução de disputas é o diálogo”, escreveu o governador mineiro.
No domingo passado, 18, Lula comparou as operações militares de Israel em Gaza ao extermínio de judeus promovido por Adolf Hitler.
“Sabe, o que está acontecendo na Faixa de Gaza com o povo palestino, não existe em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu quando Hitler resolveu matar os judeus”, disse o petista durante entrevista a jornalistas no hotel em que estava hospedado em Adis Abeba, capital da Etiópia.
O ministro israelense das Relações Exteriores, Israel Katz, afirmou no dia seguinte que Lula não era bem-vindo em Israel.
Em visita ao memorial do Holocausto, onde se reuniu com o embaixador do Brasil em Israel, Frederico Meyer, Katz afirmou:
“Não esqueceremos nem perdoaremos. É um ataque antissemita grave. Em meu nome e em nome dos cidadãos de Israel – digam ao presidente Lula que ele é persona non grata em Israel até que o retire.”
Leia também a reportagem de capa da nova edição de Crusoé, assinada por Duda Teixeira, que destaca a movimentação de Lula contra o mundo livre. Nunca antes na história deste país, o Brasil teve uma diplomacia tão do agrado de autocratas, tiranos e terroristas.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)