Após encontro com assessor de Biden, Lula vai receber chanceler de Putin
Presidente Lula se reúne nesta quinta-feira, 22, com o chanceler russo, Sergey Lavrov, no Palácio do Planalto
O presidente Lula (PT) vai se reunir nesta quinta-feira, 22, com o chanceler russo, Sergey Lavrov, no Palácio do Planalto. O encontro ocorre um dia após a visita do secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, ao petista.
Os encontros acontecem em meio à crise diplomática sem precedentes entre o Brasil e Israel, deflagrada no domingo, 18, após Lula comparar ações israelenses na Faixa de Gaza ao extermínio de judeus pela Alemanha nazista.
O governo de Israel declarou o brasileiro “persona non grata” e usou contas oficiais para atacá-lo. Na terça-feira, 20, o governo dos Estados Unidos afirmou que “não concorda” com os comentários de Lula. No mesmo dia, os EUA vetaram uma nova resolução do Conselho de Segurança da ONU que pedia um cessar-fogo em Gaza.
Blinken é encarregado por Joe Biden para intermediar negociações de paz em Gaza. Por outro lado, os EUA lideram sanções contra a Rússia por causa da guerra na Ucrânia.
Na contramão do que fez sobre Israel, Lula costuma amenizar as críticas contra a Rússia pela invasão no território ucraniano. Em abril do ano passado, quando esteve no Itamaraty para uma reunião bilateral com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, Sergey Lavrov chegou a dizer que o Brasil e Rússia tinham visão similar sobre a guerra na Ucrânia.
“Falamos sobre várias questões relevantes da agenda internacional e regional, ressaltando que as abordagens de Brasil e Rússia de questões acontecendo hoje no mundo são similares”, disse Lavrov.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)