StandWithUs Brasil: Lula ultrapassou todos os limites
“Criar falsos paralelos entre Israel e o nazismo é um dos mais vis tópicos contemporâneos do discurso antissemita”
A StandWithUs Brasil, instituição educacional sobre Israel presidida pelo cientista político André Lajst, afirmou neste domingo, 18, que o presidente Lula “ultrapassou todos os limites” com sua “declaração infame” comparando as operações militares em Gaza ao Holocausto.
Em nota, a entidade disse que a fala do petista, feita pela manhã durante entrevista em Adis Abeba, capital da Etiópia, “envergonhará o Brasil por muito tempo”.
“Qualquer pessoa que tenha mínima ideia do que foi o Holocausto se dá conta de que não há absolutamente nada nele que possa ser comparado com a guerra atualmente em curso na Faixa de Gaza”, afirma a entidade na nota assinada por Lajst.
“Criar falsos paralelos entre Israel e o nazismo é um dos mais vis tópicos contemporâneos do discurso antissemita no mundo inteiro, e não é à toa: nenhuma outra comparação poderia ser mais cruel e mais ofensiva para os judeus. É por isso que a Aliança Internacional para a Memória do Holocausto (IHRA), da qual o Brasil é membro, lista como um dos exemplos de manifestações antissemitas ‘Efetuar comparações entre a política israelense contemporânea e a dos nazistas’”.
“Comparações com o Holocausto, em qualquer contexto ou situação, devem ser feitas de forma cautelosa, para evitar a banalização do mesmo e o desrespeito às vítimas. No dia 7 de outubro de 2023, o grupo Hamas, que defende em sua carta fundacional a morte dos judeus, invadiu o território de Israel e matou a sangue frio mais de 1.200 pessoas, na maior matança de judeus por serem judeus desde a Shoá.”
A fala de Lula, segue a StandWithUs Brasil, além de “banalizar o Holocausto, faz uma absurda inversão dos fatos, transformando suas vítimas em algozes”.
“Com essa e outras falas lamentáveis sobre a guerra de Israel contra o Hamas — que, infelizmente, têm se sucedido uma após a outra nos últimos meses —, em vez de se envolver para combater o antissemitismo que cresce no mundo, Lula tem feito o oposto, contribuindo ainda mais para o fomento do ódio aos judeus, inclusive no Brasil. Judeus esses que são parte da população brasileira, a qual Lula tem o dever de proteger indiscriminadamente.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)