Lewandowski vai a Mossoró
O ministro vai acompanhar as investigações sobre a fuga de dois presos do Comando Vermelho que estavam abrigados em presídio federal
O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski (foto), embarca neste domingo, 18, para Mossoró, no Rio Grande do Norte, para acompanhar as investigações sobre a fuga de dois presos do Comando Vermelho que estavam abrigados em presídio federal.
Esta é a primeira fuga registrada na história do sistema penitenciário federal.
As buscas por Deibson Cabral Nascimento e Rogério da Silva Mendonça, ligados à facção Comando Vermelho, entraram no quarto dia neste sábado.
Lewandowski classificou a fuga em Mossoró como um “episódio fortuito”. “Estamos ativos e atuando. Os presídios federais são absolutamente seguros. Todos podem continuar confiando nesse sistema”, afirmou o ministro na última quinta-feira, 15.
Como mostramos, o ministro da Justiça anunciou novas medidas para segurança nos cinco presídios federais. Segundo disse, a ampliação da rede de segurança inclui novos sistemas de alarmes; reforço de agentes de segurança e construção de muralhas.
Os fugitivos foram identificados como Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento, também conhecido como “Tatu” ou “Deisinho”. Ambos são do Acre e estavam na penitenciária de Mossoró desde 27 de setembro de 2023.
Os dois homens são ligados ao Comando Vermelho, facção de Fernandinho Beira-Mar, que cumpre pena no mesmo presídio.
Após a fuga, Lewandowski foi alvo de um pedido de convocação impetrado pelo deputado federal Coronel Meira (PL-PE) para explicar o incidente. O parlamentar quer que o ministro preste esclarecimentos no plenário da Casa.
De acordo com o deputado, “até o presente momento, no entanto, o governo federal não esclareceu publicamente as circunstâncias da fuga, bem como se os fugitivos tiveram auxílio interno para facilitar a saída”.
“É imprescindível a presença do ministro de Estado da Justiça e Segurança Pública a fim de esclarecer questões envolvendo a referida fuga aos parlamentares da Câmara dos Deputados, principalmente quanto à postura do Ministério sob a nova gestão em relação ao combate ao crime organizado e ao fortalecimento das Forças de Segurança Pública no país”, acrescentou.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)