Estoques de vacina contra dengue estão quase esgotados
Desabastecimento da vacina contra a dengue afeta grandes redes de farmácias em São Paulo, enquanto o Ministério da Saúde se prepara para iniciar a vacinação pelo SUS.
Os estoques de vacina contra a dengue nas grandes redes de farmácias estão praticamente esgotados. O desabastecimento é reflexo do direcionamento do fornecimento à prioridade para o Ministério da Saúde, que se prepara para iniciar a vacinação pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no mês de fevereiro.
O aumento dos casos da doença no país já havia causado impacto na disponibilidade da vacina em clínicas e hospitais particulares. Agora, a situação se estende às farmácias.
Aumento na procura
As redes Droga Raia e Drogasil registraram um aumento de 600% na aplicação da vacina entre novembro e o final de janeiro. Atualmente, as lojas apresentam estoques limitados para primeira dose. “Diante da forte alta da demanda pela vacina e da opção do fornecedor em priorizar o atendimento ao setor público, há uma redução de estoques das vacinas em nossas farmácias“, afirmou a empresa.
A situação é semelhante na rede de farmácias Pague Menos e Extrafarma, que praticamente não possuem mais a vacina Qdenga disponível para a primeira dose. Atualmente, encontram-se doses disponíveis somente nos estados do Ceará, Pará, Pernambuco, Espírito Santo e Rondônia. Inicialmente, a vacina estava disponível em 15 unidades da federação.
Garantia da segunda dose
O Grupo DPSP, que controla as drogarias Pacheco e São Paulo, revelou ter aplicado mais de 4 mil vacinas contra a dengue em todo o país, sendo 1.300 só em janeiro. Apesar da limitação, a empresa informou que garante a segunda dose a todos os clientes que tomaram a primeira em suas unidades.
A farmacêutica japonesa Takeda, fabricante da vacina, confirmou o direcionamento de seu fornecimento, limitando a disponibilização no mercado privado para garantir a segunda dose a quem já iniciou o esquema vacinal. A empresa comunicou que não haverá excedente para novas aplicações de primeira dose.
Vacinação pelo SUS
A vacina Qdenga está disponível na rede particular desde julho do ano passado, com o valor da dose variando de R$ 400 a R$ 490. O esquema vacinal é composto de duas doses com intervalo de três meses.
O Ministério da Saúde reservou o imunizante para aproximadamente 500 municípios em 16 estados e no Distrito Federal, priorizando áreas com alta transmissão da doença e incidência do sorotipo 2 do vírus. Inicialmente, a vacinação será direcionada para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, grupo com maior taxa de hospitalização devido à dengue.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)