Artistas brasileiros alteram letras por crenças religiosas
Explore como os artistas brasileiros renovam suas músicas de acordo com suas crenças religiosas.
Nos últimos dias, a cantora Claudia Leitte, pertencente à fé neopentecostal, tornou-se assunto nas redes sociais após modificar a letra da música “Caranguejo”. No lugar do termo “Iemanjá”, a artista inseriu o nome “Yoshua” durante a sua performance.
Claudia não é a primeira artista brasileira a adaptar porções de canções para se alinhar com suas próprias crenças. Outras figuras notáveis da nossa música, como Roberto Carlos e Tim Maia, também ganharam as manchetes por conta de adaptações semelhantes.
Roberto Carlos e as alterações em suas canções
Duas mudanças significativas destacam-se nas músicas de Roberto Carlos. Na canção “Além do Horizonte”, a frase “De que vale o paraíso sem amor?” foi substituída por “Pois só vale o paraíso com amor”. Em outra música do artista, “Custe o que Custar”, o trecho “Será, meu Deus, enfim, que eu não tenho paz?” foi alterado para “Somente em Deus, enfim, é que eu encontro a paz”.
Tim Maia e a doutrina da Cultura Racional
Tim Maia, ícone da música brasileira, também modificou diversas letras em um álbum que estava desenvolvendo após converter-se à doutrina Cultura Racional. A doutrina influenciou todas as faixas do álbum “Tim Maia Racional”, de 1975. A música “O Grão-Mestre Varonil” é um exemplo disso, tratando de Manoel Jacintho Coelho, guru que inspirou Tim Maia a adotar a fé. Outra canção bastante direta sobre a doutrina é “Leia o Livro Universo em Desencanto”, na qual o cantor sugere a leitura do principal livro do movimento.
Joelma e a retirada de práticas de bruxaria de suas letras
No caso de Joelma, a artista modificou um trecho da música “Príncipe Encantado” para eliminar menções a práticas de bruxaria. A letra original, que diz “Tentando desvendar os seus mistérios / Um copo sobre a mesa de Quijá, bola de cristal e cartas de baralho”, foi substituída por “Tentando desvendar os seus mistérios / Quem sabe um sonho possa me mostrar / Ou mesmo que meu coração fique em pedaços”.
A modificação de letras de canções para adequá-las às crenças dos artistas é um fenômeno interessante na indústria da música.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)