Alerta de ameaça nuclear: Republicano pediu a Biden desclassificação e ação imediata
Republicano alerta para "ameaça séria à segurança nacional" dos EUA
Um proeminente republicano emitiu um enigmático aviso de uma “séria ameaça à segurança nacional” que enfrenta os Estados Unidos. Autoridades americanas informaram à nossa parceira, a CBS News, que a Rússia está desenvolvendo uma arma nuclear capaz de derrubar satélites, o que poderia desativar as comunicações.
Ameaça anunciada por Mike Turner
De acordo com esses oficiais, não há evidências de que uma arma tenha realmente sido implantada. A Casa Branca afirmou que a ameaça não é iminente, mas que os líderes do Congresso seriam informados ainda nesta semana. Os legisladores têm até sexta-feira para revisar as informações de inteligência sobre o assunto.
O presidente do Comitê de Inteligência da Câmara – órgão responsável por supervisionar a comunidade de inteligência dos EUA – Mike Turner, mencionou em uma declaração que o comitê disponibilizou a todos os membros do Congresso informações sobre uma “séria ameaça à segurança nacional”.
Pedido de desclassificação
“Estou solicitando que o Presidente Biden desclassifique todas as informações relacionadas a esta ameaça, para que o Congresso, a administração e nossos aliados possam discutir abertamente as ações necessárias para responder a essa ameaça”, acrescentou a declaração.
Como muitos governos ao redor do mundo, os EUA classificam informações sensíveis que acredita que possam prejudicar a segurança nacional. A inteligência está disponível para os legisladores visualizarem em uma instalação segura dentro do complexo do Capitólio dos EUA até sexta-feira, 16 de fevereiro. Desclassificar as informações em torno da ameaça permitiria que os políticos dos EUA discutissem abertamente a situação e as medidas que acreditam ser necessárias.
Reações no Congresso
O principal democrata no comitê, Jim Himes de Connecticut, disse em uma declaração que, embora a ameaça classificada seja “significativa”, “não é motivo para pânico”. “No tocante à possibilidade de desclassificar mais informações sobre as questões, essa é uma discussão que vale a pena, mas não é uma discussão a ser realizada em público”, acrescentou.
O Speaker da Câmara, Mike Johnson, também afirmou que “não há necessidade de alarme público”. O Presidente do Comitê de Inteligência do Senado, Mark Warner, e o Vice-Presidente Marco Rubio, disseram em uma declaração conjunta que seu comitê estava “acompanhando rigorosamente essa questão desde o início” e está “discutindo uma resposta adequada com a administração”.
A administração Biden afirma estar “protegendo a segurança nacional dos Estados Unidos e do povo americano”, contudo, o mistério em torno deste alerta instala um clima de tensão e expectativa.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)