Dengue: casos em todo país passam do meio milhão
Ministério da Saúde divulgou em 9 de fevereiro que o Brasil pode chegar a 4,2 milhões de casos de dengue em 2024
O Ministério da Saúde registrou mais de meio milhão de casos prováveis de dengue em todo o país, segundo dados atualizados na segunda-feira, 12 de fevereiro.
Ao todo, são 512.353 casos, quase quatro vezes mais o registrado no mesmo período em 2023.
O estado que mais registrou casos prováveis é Minas Gerais, com 171 mil. Em seguida, vem São Paulo com menos da metade, 83.651.
O Ministério da Saúde também confirmou 75 mortes por dengue, enquanto outras 350 seguem sob apuração.
Previsão pessimista
A pasta divulgou em 9 de fevereiro que o Brasil pode chegar a 4,2 milhões de casos de dengue em 2024.
Segundo a secretária de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Ethel Maciel, essa marca representaria um recorde no país. No entanto, o órgão afirma estar se preparando para o pior cenário e trabalhando para evitar que isso aconteça.
“Nós nunca chegamos a esse número, por isso a preocupação. Nós também tememos pela pressão que isso pode causar no serviço de saúde. Por isso, estamos nos preparando desde o ano passado“, afirmou a secretária.
Combate à dengue
Para combater a doença, o Ministério da Saúde iniciou a distribuição das doses da vacina Qdenga, esnobada pelo governo petista no ano passado e desenvolvida pela farmacêutica japonesa Takeda. A campanha de imunização contra a dengue está sendo realizada no Sistema Único de Saúde (SUS) e contemplará inicialmente 521 municípios selecionados.
Nesta primeira etapa, um lote com 712 mil doses será enviado ao Distrito federal e aos estados de Goiás, Bahia, Acre, Paraíba, Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul, Amazonas, São Paulo e Maranhão. O Distrito Federal e Goiás já receberam as primeiras remessas e deram início à vacinação.
A expectativa é que 1,5 milhão de crianças entre 10 e 11 anos estejam aptas a receber a vacina contra a dengue. O Ministério da Saúde espera concluir a vacinação nessa faixa etária nos municípios selecionados até a primeira quinzena de março.
Qual o público alvo da vacinação?
O público-alvo da vacinação foi definido em consenso entre os conselhos representantes dos secretários de saúde estaduais e municipais, seguindo as recomendações da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI) e da Organização Mundial de Saúde (OMS).
A imunização será iniciada nas crianças de 10 a 11 anos e avançará progressivamente conforme novos lotes forem entregues pelo laboratório fabricante.
Como se prevenir da dengue?
Ações coletivas e cuidados individuais, como limpar recipientes que acumulam água, como vasilhas de animais e vasos de plantas, armazenar pneus e garrafas em locais cobertos e limpar as caixas d’água regularmente, são as melhores formas de prevenção. Vale ressaltar que cerca de 75% dos focos do mosquito estão dentro das residências.
O Ministério da Saúde também recomenda que as pessoas procurem um serviço de saúde assim que apresentarem os primeiros sintomas da dengue, como febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos e nas articulações. O diagnóstico precoce é essencial para um tratamento adequado e eficaz.
Leia também:
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)