O que Lula vai fazer no Egito e na Etiópia
O giro do petista pela África é parte da estratégia do presidente de diversificar os parceiros do Brasil nas relações exteriores
O presidente Lula (PT) embarca na próxima terça-feira, 13, embarca para uma viagem oficial ao Egito e à Etiópia. O giro do petista pela África é parte da estratégia do presidente de diversificar os parceiros do Brasil nas relações exteriores.
No Egito, os destaques da agenda de Lula serão reuniões bilaterais com o presidente do país, Abdul Fatah Khalil Al- Sisi,. Também está prevista uma visita do presidente à Liga dos Estados Árabes
Na Etiópia, Lula vai participar, como convidado, da 37ª Cúpula de Chefes de Estado e Governo da União Africana, entidade que reúne as 55 nações da África.
Lula chega ao Cairo, capital do Egito, na terça-feira e as reuniões com o presidente Abdul Fatah Khalil Al- Sisi estão marcadas para o dia seguinte, quarta, 15.
De acordo com o Palácio do Itamaraty, o Brasil estreitou laços com o Egito durante as negociações para retirar brasileiros da região do conflito da Faixa de Gaza. A saída passava necessariamente pelo território egípcio.
“O Egito é um ator importante na região. Esse diálogo se deu nos mais diversos níveis para conseguir a repatriação dos brasileiros. Essa circunstância tornou a relação ainda mais importante”, afirmou o embaixador Carlos Duarte, secretário de África e Oriente Médio do Ministério das Relações Exteriores.
A guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas será um dos tópicos de conversa do presidente Lula com Al-Sisi. No dia 16 de fevereiro, Lula chega à capital da Etiópia, Adis Abeba. A participação na Cúpula da União Africana está marcada para os dias 17 e 18.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)