Houthis fazem funeral para mortos em confronto com EUA
Iêmen presta homenagem a combatentes Houthi mortos em ações dos EUA e Reino Unido.
Neste sábado (10), o grupo Houthi do Iêmen prestou homenagem a pelo menos 17 dos seus combatentes que foram vítimas de ataques aéreos conjuntos dos Estados Unidos e da Grã-Bretanha. A informação foi veiculada pela agência de notícias Saba, que é administrada pelos próprios Houthis.
Ação de retaliação
Os Houthis têm conduzido uma série de ataques com drones e mísseis explosivos direcionados a navios comerciais, em ação que começou no dia 19 de novembro. Segundo os rebeldes, esses ataques são uma resposta às operações militares de Israel em Gaza. Isso culminou com a ação de retaliação iniciada no mês passado pelos Estados Unidos e pela Grã-Bretanha.
A mensagem dos Houthis
“Esses crimes não desencorajarão o povo iemenita de continuar apoiando seus irmãos na Faixa de Gaza”, disse a agência Saba em sua cobertura dos funerais. Além dos ataques aéreos contra alvos Houthi no Iêmen, os EUA e a Grã-Bretanha incluíram a milícia em uma lista de grupos terroristas, à medida que a turbulência da guerra entre Israel e Hamas se espalha pela região.
Impactos no transporte marítimo
A campanha Houthi interrompeu o transporte marítimo internacional, fazendo com que algumas empresas suspendessem os trânsitos pelo Mar Vermelho. Essas empresas têm optado por uma rota muito mais longa e custosa ao redor da África, evitando assim, o conflito na região do Mar Vermelho.
Os conflitos na região continuam a escalar, e o impacto no comércio e na vida das pessoas é crescente. A atenção internacional está se voltando para a região à medida que a situação se agrava.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)