As intenções de voto do inelegível Bolsonaro
O ex-presidente mantém 33,8% das intenções de voto para a Presidência da República em 2026, segundo pesquisa encomendada pelo PL
Jair Bolsonaro (PL, foto) mantém 33,8% das intenções de voto para a Presidência da República em 2026, apesar de estar inelegível por oito anos.
Segundo pesquisa divulgada nesta sexta-feira, 9, pelo Instituto Paraná e encomendada pelo PL, o presidente Lula (PT) lidera a corrida pelo Palácio do Planalto, com 36,9% das intenções de voto, seguido por Bolsonaro.
Na sequência aparecem Ciro Gomes (PDT), com 7,8%, Ratinho Junior (PSD), com 3,9%, Romeu Zema (Novo), 3,9%, Ronaldo Caiado (União Brasil), 1,2%, e Helder Barbalho (MDB), 0,8%.
E no segundo turno?
Em um comparativo de segundo turno, Lula tem 43,9% das intenções de voto, contra 41,9% de Jair Bolsonaro. Brancos e nulos têm 10,5% e indecisos, 3,8%.
Em março de 2023, o petista aparecia com 44,8% dos voto e Bolsonaro, 39,2%. Brancos e nulos eram 12,1% e indecisos, 3,9%.
O levantamento ouviu 2.026 eleitores em 26 estados e no Distrito Federal entre os dias 24 e 28 de janeiro.
A margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais.
Bolsonaro inelegível
Por cinco votos a dois, o Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) declarou, em julho de 2023, a inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro por oito anos, contados a partir das eleições de 2022.
A Corte Eleitoral reconheceu a prática de abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação durante a reunião realizada com embaixadores estrangeiros no Palácio da Alvorada em 18 de julho de 2023.
A polarização entre Lula e Bolsonaro
Enquanto o PL procura um candidato para 2026, o presidente Lula (PT) afirmou achar “bom” que tenha a polarização com candidatos que apoiam o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nas eleições municipais em 2024.
“Eu acho bom que tenha polarização”, disse Lula em entrevista à rádio CBN Recife.
“Essa polarização deve acontecer nas capitais. Nas capitais deve acontecer [entre] quem é o candidato bolsonarista e quem não é o candidato bolsonarista. Em São Paulo será muito visível isso”, acrescentou.
Leia também:
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)