Crusoé: a mensagem de Orbán a Bolsonaro
Autocrata da Hungria, Viktor Orbán, enviou uma mensagem a Jair Bolsonaro, alvo da Operação Tempus Veritatis, da PF, nesta quinta-feira, 8
O autocrata da Hungria, Viktor Orbán (foto), enviou uma mensagem de apoio a Jair Bolsonaro, alvo da Operação Tempus Veritatis, da Polícia Federal, nesta quinta-feira, 8 de fevereiro.
“Um patriota honesto. Continue lutando, sr. presidente!”, publicou Órban no X, rede social anteriormente conhecida como Twitter.
O comentário veio acompanhado de uma foto dos dois juntos.
Ao longo de seu mandato, Bolsonaro se aproximou de Orbán, que governa a Hungria desde 2010, em um regime notório por perseguir adversários políticos, fechar veículos de imprensa e aparelhar o Poder Judiciário.
A última vez que a dupla se reuniu presencialmente foi no início de dezembro, na véspera da posse presidencial de Javier Milei, em Buenos Aires, na Argentina.
Valdemar e Bolsonaro na mira da PF
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, foram alvos de busca e apreensão da operação Tempus Veritatis, deflagrada nesta quinta, 8, pela Polícia Federal.
Além deles, os ex-ministros Anderson Torres, Walter Braga Netto e Augusto Heleno também foram alvos da operação.
Dois ex-assessores de Bolsonaro foram presos. São eles: Marcelo Câmara, ex-ajudante de ordens, e Filipe Martins, ex-assessor internacional do governo Bolsonaro.
Narrativa de fraude foi endossada por Valdemar
O requerimento que autorizou a Tempus Veritatis indica Valdemar como o mentor da ação judicial que questionava o resultado das eleições de 2022.
Diz o documento:
“O alinhamento entre os investigados se demonstra, ainda, a partir das falas proferidas por VALDEMAR COSTA NETO, em 23/11/2022, um dia após ter ingressado com o pedido de anulação dos votos das urnas antigas [fabricadas em 2020] junto ao TSE:
[Fala de Valdemar] ‘Nós contratamos uma empresa de homens altamente qualificados para poder acompanhar as eleições, e eles, por coincidência e talvez por tecnologia, eles conseguiram atingir esse objetivo de conseguir algo palpável no segundo turno. No primeiro eles não pegaram. (…) No segundo turno eles aumentaram a equipe, trouxeram um gênio lá de Uberlândia e que ajudou muito a gente. Aí ele descobriu esse problema que o nosso pessoal não tinha descoberto. Então nós fomos obrigados a colocar isso aí’.”
No documento…
Leia mais em Crusoé
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)