Fukushima registra vazamento de água radioativa
O vazamento ocorreu em um dispositivo utilizado para purificar e tratar águas residuais durante uma operação de limpeza
A Usina Nuclear de Fukushima, no Japão, registrou um vazamento de 5,5 toneladas de água radioativa, mas a operadora da usina garante que o incidente foi contido dentro do complexo.
A Tokyo Electric Power Company (Tepco) informou que trabalhadores de Fukushima detectaram o vazamento pouco antes das 9h (hora local) desta quarta-feira, 8.
De acordo com a agência de notícias japonesa Kyodo, o vazamento ocorreu em um dispositivo utilizado para purificar e tratar águas residuais durante uma operação de limpeza. A Tepco afirmou que a água continha cerca de 22 mil milhões de becquerels, uma unidade de medida para atividade radioativa. Esse valor é mil vezes menor do que o utilizado na radioterapia para tratamento de câncer.
A operadora estimou que o vazamento poderia conter até 220 vezes o nível máximo permitido pelas autoridades japonesas para materiais radioativos, como o césio-137 e o estrôncio 90. No entanto, a Tepco assegurou que o incidente não teve repercussões fora da usina.
Radioatividade ao redor da usina
Segundo uma porta-voz da empresa, não houve alterações significativas nos dados de monitoramento da radioatividade nas proximidades da usina.
A área foi isolada e a água foi recolhida, mas a Tepco admite que parte dela pode ter se infiltrado no subsolo. Essa água também será coletada e analisada.
Em agosto, Tóquio anunciou que começaria a descarregar 1,3 milhão de metros cúbicos de águas residuais tratadas e diluídas de Fukushima no Oceano Pacífico, seguindo um plano aprovado pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).
Essa medida poderá ser realizada até 2050. A AIEA considera que o trítio presente na água tem um impacto negligenciável no meio ambiente e na saúde humana.
Ttrês reatores da Usina Nuclear de Fukushima Daiichi derreteram após um terremoto de magnitude 9 e um tsunami ocorridos em 11 de março de 2011, liberando uma grande quantidade de radiação na região.
Trabalhadores são atingidos por água contaminada de Fukushima
Em outubro do ano passado, quatro trabalhadores da Central Nuclear de Fukushima Daiichi, localizada no Nordeste do Japão, foram atingidos por água contendo substâncias radioativas durante uma operação de limpeza dos canos de filtragem.
Segundo agências internacionais, a Tokyo Electric Power (Tepco), empresa responsável pela unidade, informou que dois dos trabalhadores foram hospitalizados como medida de precaução.
Segundo relatos, cinco trabalhadores estavam realizando a limpeza dos canos do sistema de filtragem utilizado para tratar a água da central quando um dos canos se soltou acidentalmente, a água radioativa atingiu dois dos trabalhadores. No entanto, a probabilidade de queimaduras por exposição à radiação foi considerada baixa por um médico da Tepco.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)