Eleições 2024: veja a disputa pela prefeitura de João Pessoa
Preterido por Bolsonaro, que escolheu Queiroga, Nilvan Ferreira desiste e sai do PL. No PT, a disputa é entre Cida Ramos e Luciano Cartaxo
Em João Pessoa, neste início do mês de fevereiro, os blocos políticos ensaiaram alguns passos. No bloco bolsonarista houve a desistência do postulante mais forte, o popular radialista Nilvan Ferreira, que ensaia uma candidatura a prefeito pela vizinha cidade de Santa Rita.
Tendo saído do PL após ser preterido por Bolsonaro, que decidiu em favor do ex-ministro Marcelo Queiroga, Nilvan está sem partido, mas já recebeu forte aceno do senador Efraim Filho para disputar em Santa Rita pelo União Brasil, partido que Efraim preside na Paraíba. Assim, Queiroga ficou sem rival na disputa interna do PL; porém, tem pouco a comemorar, pois continua sem votos.
O favorito continua a ser o prefeito de João Pessoa e pré-candidato à reeleição Cícero Lucena (PP); que tem o apoio do governador da Paraíba João Azevedo (PSB). É grande a quantidade de siglas que aderem ao projeto de reeleição. Acenaram apoio a Cícero Lucena o PMB, PRTB, PMN, PTB, PDT, PTC (agora Agir), Avante, Republicanos e Cidadania.
Todavia, a possibilidade de haver segundo turno vai aumentando; não por causa do bolsonarista Queiroga, mas por causa do crescimento de uma candidatura que ainda está para ser decida: a do PT.
A consulta interna do PT municipal, uma espécie de primária, será realizada após o carnaval e tem dois nomes na disputa: a deputada estadual Cida Ramos e o deputado estadual e ex-prefeito Luciano Cartaxo.
A disputa vem sendo bem aproveitada. Tanto Cida quanto Luciano marcam suas posições e atraem intenções de votos. Referindo-se ao colega rival, a deputada declarou nessa segunda-feira, 5 de fevereiro, em entrevista à Rádio Arapuan:
“Alguém que foi duas vezes prefeito, já foi deputado e vereador, tem 12%, enquanto eu já tenho 8%. O meu perfil, os valores que represento e o que defendo têm a possibilidade muito maior de ganhar mentes e corações. Eu tenho mais identidade que ele com o PT”.
Na mesma segunda-feira, Luciano Cartaxo deu entrevista ao Portal Polêmica Paraíba, enfatizando sua experiência:
“Se o PT quiser vencer a eleição tem em mim alguém que já foi testado nas urnas, que venceu todas as disputas que concorreu. E que sobretudo tem experiência de gestão, que vai poder debater com o atual prefeito sobre entregas e trabalho pela cidade. Estou muito confiante que neste processo vamos construir uma pré-candidatura forte e que vai vencer as eleições”.
Com Cida Ramos ou com Luciano Cartaxo, o PT terá uma candidatura forte em João Pessoa. Para evitar, porém, que o prefeito Cícero Lucena seja eleito no primeiro turno, terá que torcer, veja só, para que o candidato bolsonarista Marcelo Queiroga tenha uma votação bem maior da que hoje se projeta; em torno de 2% de intenções de voto.
Também já se coloca como pré-candidato à prefeitura da capital paraibana o deputado Ruy Carneiro (Podemos), que o apoio do seu ex-partido, o PSDB, atualmente conduzido pelo ex-deputado Pedro Cunha Lima.
O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) de João Pessoa definiu Celso Batista como pré-candidato à prefeitura da capital.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)