Repercussão mundial da morte do ex-presidente Sebastián Piñera
Ex-presidente chileno Sebastian Piñera morre em acidente de helicóptero. Líderes mundiais prestam homenagem a essa importante figura política sul-americana.
Na tarde desta terça-feira, o mundo recebeu com pesar a notícia do falecimento de Sebastián Piñera, ex-presidente do Chile, vítima de acidente de helicóptero. A aeronave caiu sobre o Lago Ranco, por volta das 15 horas da tarde, horário local. Piñera, que tinha 74 anos, estava voltando de um almoço.
A morte do ex-presidente do Chile causou imediatos manifestos de condolências de líderes diversos ao redor do mundo. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, por exemplo, expressou tristeza e surpresa ao tomar conhecimento da notícia e transmitiu solidariedade aos familiares e amigos de Piñera.
Repercussões e homenagens
Em suas palavras, Lula destacou a relação que tinha com Piñera tanto durante quanto depois de seus respectivos mandatos. O atual presidente chileno, Gabriel Boric, por sua vez, informou que todos os ex-presidentes do Chile lamentavam profundamente a morte de Piñera e pretendiam comparecer ao seu funeral.
O governo argentino classificou a morte do empresário como “trágico falecimento”, externando condolências à família, aos amigos e a todo o povo chileno. Já o presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, enfatizou a postura positiva que Piñera sempre teve em relação ao Uruguai.
Reconhecimento além-fronteiras
Dina Boluarte, presidente do Peru, expressou seu “profundo pesar” pela morte de Sebastián Piñera. Ela lembrou o ex-líder chileno como “líder político da região e amigo do Peru”, e pontuou que em seu mandato fortaleceu os laços de amizade e cooperação entre Peru e Chile.
Alicia Bárcena, secretária de Relações Exteriores do México, juntou-se ao coro de condolências e destacou o momento difícil que o Chile atravessa, com incêndios florestais que já causaram mais de 130 mortes.
Legado de diálogo e cooperação
Evo Morales, ex-presidente da Bolívia, fez referência às inúmeras reuniões internacionais das quais participou com Piñera. Apesar de suas diferenças ideológicas, o líder boliviano recordou Piñera como alguém com quem cooperou em diversas questões.
Mauricio Macri, ex-presidente da Argentina, se despediu “de um amigo e de um líder notável”. O secretário-geral da OEA, Luis Almagro, manifestou “profundo pesar” pela fatalidade.
O ex-presidente do Equador, Guillermo Lasso, exaltou Piñera como “um grande homem, leal aos princípios do mundo democrático”. O sentimento que permeia as homenagens é de perda de uma figura influente e respeitada no cenário político Sul-americano. Sebastián Piñera deixa assim, um legado de dedicação ao fortalecimento das relações internacionais em todo o continente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)