Eleições 2024: Como está a disputa pela prefeitura de Fortaleza?
Há cinco pré-candidatos à Prefeitura de Fortaleza pelo PT. O PDT deve tentar reeleição. A direita se divide entre PL, União Brasil e NOVO
O ministro da Educação e ex-governador do Ceará, Camilo Santana (PT), comentou sobre a disputa interna em torno do nome do candidato (a) do PT à Prefeitura de Fortaleza: “Ninguém é dono do PT, ninguém é dono de candidatura. Tudo será discutido de forma democrática, no debate“, afirmou em entrevista à imprensa.
O ministro explicou ainda que o PT trabalha cinco nomes para apresentar na disputa: “O PT saberá discutir não só internamente como, também, com os nossos aliados. Repito: ninguém constrói eleição sozinho. É preciso ouvir a base do governador Elmano [de Freitas] e a base do presidente Lula.“
O ministro reforçou ainda que a intenção do seu grupo político é que o prefeito da Capital esteja alinhado com o projeto de Lula para o País: : “A definição de candidatura, nós vamos tomar no momento certo. O que eu tenho definido é que é importante garantir o projeto político do Ceará e dos municípios cearenses. Não é um projeto pessoal de ninguém. Estamos nos partidos da base do presidente Lula.”
Os pré-candidatos do PT à prefeitura de Fortaleza
No momento, há cinco pré-candidatos à Prefeitura de Fortaleza pelo PT: o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), Evandro Leitão (PT); os deputados estaduais Guilherme Sampaio (PT) e Larissa Gaspar (PT); a deputada federal Luizianne Lins (PT) e o Assessor Especial de Assuntos Municipais,Artur Bruno (PT).
O candidato do Ciro
José Sarto, atual prefeito de Fortaleza, deve concorrer à reeleição pelo PDT com o apoio de Ciro Gomes, do ex-prefeito Roberto Cláudio e do presidente nacional interino do PDT, André Figueiredo.
Ao lado de Ciro Gomes, que, durante seu discurso, fez duras críticas ao seus ex-aliados e acusou-os de quererem transformar o Ceará em um “quintal de ladroeira”, Sarto lançou um pacote de obras chamado ‘Vida Nova’ que prevê a liberação de R$ 2,2 bilhões e atenderá a demanda de vereadores. A oposição critica o fato de a verba ter saído apenas no ano eleitoral.
José Sarto declarou à imprensa que pretende começar a conversar sobre eleições com os vereadores da base daqui a mais ou menos um mês. A data estipulada pelo prefeito coincide com o início da abertura da janela partidária, período no qual os vereadores poderão trocar de partido sem o risco de perderem os mandatos.
Dos 43 vereadores da Câmara Municipal de Fortaleza, Sarto conta com apoio de 27.
Os pré-candidatos de direita
De acordo com as últimas pesquisas, o ex-deputado federal Capitão Wagner (União Brasil) lidera as intenções de voto para a prefeitura de Fortaleza.
Segundo a Paraná pesquisas, Wagner tem 38,5% das intenções de voto, 17 pontos de vantagem sobre o segundo colocado, o atual prefeito José Sarto (PDT). O bolsonarista André Fernandes (PL) aparece com 9,1%, enquanto o senador Luís Eduardo Girão (NOVO) marca 5,3%.
Embora apontado, por vezes, como candidato bolsonarista, Wagner navega nos mares da conveniência política, aproximando-se do nome do ex-presidente quando isso lhe é favorável e distanciando-se quando as pesquisas apontam que isso lhe trará prejuízo.
O candidato mais caricato do bolsonarismo, que representa mais fielmente o seu líder, é o deputado federal André Fernandes, you tuber que iniciou sua carreira viralizando um vídeo no qual ensina como depilar o cú. O vídeo ainda pode ser encontrado no You Tube.
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) realizará visita ao Ceará em março para lançar a pré-candidatura de Fernandes à Prefeitura de Fortaleza.
Eduardo Girão, por sua vez, teve seu nome vinculado ao bolsonarismo principalmente devido à sua atuação na CPI da Pandemia. A despeito disso, Girão tem tentado se apresentar como uma opção para a direita moderada.
Quando o senador Sergio Moro cogitou candidatar-se à presidência, Girão organizou sua vinda ao Ceará, demonstrando apoio, que o ex-ministro da Justiça retribuiu, fazendo-se presente no lançamento da sua pré-canditadura à prefeitura de Fortaleza, em 25 de novembro de 2023.
No lançamento da pré-canditadura de Eduardo Girão estiveram presentes, além de Sergio Moro (União Brasil), não apenas os nomes de maior relevância do NOVO (Romeu Zema, Deltan Dallagnol, Marcel Van Hattem) mas também os senadores do PL mais próximos ao bolsonarismo (Marcos Pontes, Carlos Portinho, Magno Malta).
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)