Dengue: estados e DF decretam situação de emergência
No Distrito Federal, um hospital de campanha foi montado exclusivamente para cuidar de pessoas com dengue
A crescente epidemia de dengue em diversas regiões do Brasil levou pelo menos quatro estados e o Distrito Federal a decretarem situação de emergência.
Os estados afetados são Acre, Minas Gerais, Goiás e o Distrito Federal.
Dengue em Goiás
O estado de Goiás publicou seu decreto na última sexta-feira, 2. De acordo com dados da Secretaria de Saúde, até o momento foram registrados 22.275 casos de dengue e duas mortes no estado. Isso representa um aumento de 58% em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Dengue em Minas Gerais
Minas Gerais também publicou um decreto de emergência em saúde pública em 27 de janeiro. Até o dia 29, foram registrados 64.724 casos prováveis e 23.389 casos confirmados da doença, além de um óbito confirmado e 35 em investigação.
Dengue no DF
O Distrito Federal seguiu o mesmo caminho e publicou seu decreto no dia 25. O boletim epidemiológico mais recente aponta 29.492 casos prováveis de dengue nas primeiras quatro semanas do ano, além de seis mortes pela doença.
Dengue no Acre
O estado do Acre foi um dos primeiros a tomar medidas, publicando seu decreto no início do ano, em 5 de janeiro. Até meados do mês passado, o estado já havia contabilizado 2.532 notificações de casos de dengue, sendo a capital Rio Branco a região mais afetada.
Dengue no Rio de Janeiro
Além dos estados mencionados, a cidade do Rio de Janeiro também declarou emergência em saúde pública devido à dengue. O decreto foi publicado nesta segunda-feira, 5, em meio a um total de 20.064 casos prováveis da doença registrados até o dia 1º de fevereiro.
Casos prováveis de dengue disparam no Brasil
De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde, o país registrou um acumulado de 217.841 casos prováveis de dengue em apenas uma semana, com 15 mortes confirmadas e outras 149 em investigação. Isso representa uma incidência de 107,1 casos para cada grupo de 100 mil habitantes, com uma taxa de letalidade de 0,9%.
Comparando com o balanço anterior, que abrangia as três primeiras semanas do ano, os números da dengue aumentaram significativamente.
Naquele período, o país tinha registrado 12 mortes e 120.874 casos prováveis da doença, com 85 óbitos ainda em investigação.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)