Deputados voltam de recesso com debate sobre biogás na matriz energética
Audiência pública sobre o biometano acontece na terça-feira, 6, por pedido do deputado Arnaldo Jardim
A comissão especial criada pela Câmara dos Deputados para estudar iniciativas para a transição energética debate na terça-feira, 6, a inserção do biogás/biometano na matriz energética brasileira.
O deputado Arnaldo Jardim (Cidadania-SP) solicitou a audiência pública. Ele destaca que a produção de biogás a partir de resíduos sólidos urbanos produzidos no Brasil poderia substituir 70% do consumo nacional de óleo diesel. “Em vez disso, o biogás representa menos de 0,1% da matriz energética brasileira”, afirmou o parlamentar.
Jardim acrescenta que a geração a partir do biogás reúne atributos necessários ao sistema elétrico, como a capacidade de produção quando o sistema mais precisa, possibilidade de armazenar e alto fator de capacidade, além da geração em localidades aonde a rede elétrica não chega ou é precária.
“Nesta audiência pública, pretende-se conhecer as experiências nacionais já implantadas e analisar a viabilidade econômica de replicar tais modelos de produção no País”, destaca Jardim.
Entre os presentes estarão o diretor-Geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Rodolfo Sabóia, o presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira do Biogás (Abiogás), Alessandro Gardemann, o presidente da Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente, Pedro Maranhão, e o diretor-Presidente da ÚNICA – União da Indústria de Cana-de-Açúcar e da Bioenergia, Evandro Gussi.
*Com informações da Agência Câmara de Notícias
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)