Ofensiva Militar dos EUA e Reino Unido falha em conter ataques Houthi
Descubra os detalhes sobre como a ofensiva militar dos EUA e Reino Unido no Mar Vermelho falha em parar os ataques Houthi.
No Mar Vermelho, os consecutivos ataques aéreos dos Estados Unidos e do Reino Unido contra os Houthis no Iêmen não conseguiram conter o ímpeto das ofensivas realizadas pelo último contra embarcações na região.
O número de ataques aumentou significativamente – de seis para nove em um período de três semanas. Desde o início das operações americanas, em 11 de Janeiro, o tráfico marítimo na vital rota comercial do Mar Vermelho diminuiu 29%.
Os Houthis inicialmente declararam que estavam atacando navios israelenses ou que estavam em trajeto para ou a partir de Israel. No entanto, desde que os ataques aéreos começaram em Janeiro, eles têm mirado predominantemente navios com laços com o Reino Unido ou os EUA.
Uma Mudança de Tática Notável
Em um total de 28 embarcações que foram alvo desde o início dos ataques em Novembro, sete tinham ligações com empresas, pessoas ou destinos israelenses. Das nove embarcações atacadas desde o início dos ataques aéreos, cinco possuíam conexões britânicas ou americanas, e nenhuma tinha ligações israelenses comprováveis.
Além disso, a tática dos Houthis também mudou. Antes, os ataques eram concentrados na extremidade sul do Mar Vermelho, próximo ao estreito de Bab al-Mandab, onde os navios são obrigados a navegar próximo à costa do Iêmen controlada pelos Houthis. Recentemente, eles têm optado por atacar mais ao sul, no Golfo de Aden.
Impacto Global
O Mar Vermelho é uma rota marítima crucial, sendo o meio mais eficiente para transportar bens entre Ásia e Europa. O número de navios comerciais que usam a rota caiu 50% desde o início dos ataques Houthi, apesar da parceria militar liderada pelos EUA, envolvendo navios da Marinha britânica, protegendo o transporte comercial na área.
Os preços de todos os tipos de bens de consumo, desde combustíveis até alimentos, inevitavelmente sofrerão pressão à medida que os encargos de frete aumentam. Navegar do Oriente Médio para a Europa ao redor da África, em vez de passar pelo Canal de Suez, pode adicionar três semanas ao tempo de viagem e custar mais de $2 milhões adicionais.
Com menos navios passando pelo Canal de Suez, o órgão que administra o canal afirma que suas receitas em Janeiro caíram 44% em comparação com o mesmo mês em 2023. A receita também é projetada para diminuir em 40% este ano para $6 bilhões, assumindo que a crise de transporte na região continuará.
Medidas Preventivas
Algumas empresas estão pagando por equipes de segurança armadas a bordo de seus navios para evitar possíveis sequestros. Outros desativaram seu sistema AIS a bordo, que permite que a posição e a rota declarada sejam monitoradas, dificultando a localização das forças Houthis em caso de ataque. Alguns declaram “sem vínculo com Israel” em seu equipamento de localização, ou escrevem “guardas armados a bordo” ou “tripulação chinesa”, dando a entender o que os proprietários dos navios acreditam que deterá os atacantes.
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