Confiança empresarial sobe ao maior nível desde outubro de 2022
Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (1º) pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV Ibre)
A confiança empresarial subiu 0,4 ponto em janeiro, para 95,1 pontos, o maior nível desde outubro de 2022.
Em médias móveis trimestrais, o indicador que consolida os indicadores dos setores da Indústria, Serviços, Comércio e Construção teve avanço de 0,5 ponto no mês.
Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (1º) pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV Ibre) e constam no Índice de Confiança Empresarial (ICE).
Apesar de registrar o nível mais alto em 15 meses, o ICE permanece abaixo do nível neutro de 100 pontos, sinalizando um ritmo morno de atividade econômica ao início de 2024.
O Índice de Expectativas superou o Índice da Situação Atual subiu pela primeira vez desde outubro de 2022.
“A melhora das expectativas em relação ao ambiente de negócios do primeiro semestre foi impulsionada pelo aumento do otimismo na Indústria e no Comércio, o que também contribuiu para reduzir a dispersão entre os índices de confiança dos quatro grandes setores”, pontua o superintendente de estatísticas do FGV Ibre, Aloisio Campelo.
Em janeiro, o Índice de Expectativas Empresarial (IE-E) subiu 1,6 ponto, para 95,5 pontos. Já o Índice da Situação Atual Empresarial (ISA-E) recuou 0,8 ponto no mês, para 94,8 pontos.
A confiança empresarial subiu em 61% dos 49 segmentos integrantes do ICE, uma disseminação idêntica à observada no mês anterior.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)