Parlamento de Taiwan elege um pró-China como presidente
Novas tensões políticas emergem em Taiwan com a eleição de Han Kuo-yu, considerado pró-China, como presidente do parlamento.
A política de Taiwan, ilha da Ásia Oriental que a China reivindica como sua apesar das objeções do governo de Taipé, passou por importantes alterações nesta quinta-feira (1º), quando Han Kuo-yu, membro do partido de oposição Kuomintang (KMT), foi eleito presidente do parlamento.
A influência da China na política taiwanesa
Esta eleição tem relevância significativa, uma vez que Han Kuo-yu é visto como um político pró-China pelo partido governista, o Partido Democrático Progressista (DPP). A vitória do ex-candidato presidencial pelo KMT surge num momento em que as tensões entre Taipé e Pequim estão a aumentar. A China considera o DPP separatista e esta eleição pode ser interpretada como uma aproximação política de Taiwan à China.
Um cenário político em mudança
No mês passado, numa vitória histórica, o DPP conseguiu a presidência em Taiwan através do candidato Lai Ching-te. No entanto, desse apesar sucesso na eleição presidencial, o partido perdeu a maioria das cadeiras parlamentares. Isto obriga o DPP a trabalhar em parceria com a oposição para conseguir implementar a sua agenda legislativa.
A polémica figura de Han Kuo-yu
Han Kuo-yu, que perdeu por larga margem a eleição presidencial em 2020 contra Tsai Ing-wen, do DPP, assume agora o papel de anfitrião de parlamentares estrangeiros que visitam Taiwan. Esta é uma das funções mais importantes do cargo que agora ocupa. Contudo, a sua eleição tem levantado algumas controvérsias, principalmente durante a campanha eleitoral. Lai acusou Han de planear levar prefeitos do KMT para a China e promover encontros com autoridades chinesas caso fosse eleito presidente do Parlamento.
Além disso, o DPP chegou mesmo a veicular na televisão um anúncio acusando Han de ser pró-China. O caso mais emblemático foi quando Han recebeu a então presidente da Câmara dos Deputados dos EUA, Nancy Pelosi, em 2022. A visita irritou a China, que promoveu jogos de guerra ao redor da ilha logo após a saída de Pelosi.
As repercussões da eleição de Han Kuo-yu
A recente eleição de Han Kuo-yu como presidente do parlamento é mais um capítulo na complexa história das relações entre Taiwan e China. No entanto, devido à sua visão considerada pró-China, esta escolha pode ter importantes repercussões em Taiwan e na delicada situação política na região.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)