Santander abre temporada de balanços com lucro aquém do esperado
O Santander Brasil apresentou na manhã desta quarta-feira, 31, os resultados do banco para o quarto trimestre de 2023. O banco registrou lucro líquido recorrente de 2,204 bilhões de reais, ficando abaixo do consenso Bloomberg, que previa um lucro de 2,860 bilhões de reais. Contra o mesmo período do ano anterior, o balanço da instituição...
O Santander Brasil apresentou na manhã desta quarta-feira, 31, os resultados do banco para o quarto trimestre de 2023. O banco registrou lucro líquido recorrente de 2,204 bilhões de reais, ficando abaixo do consenso Bloomberg, que previa um lucro de 2,860 bilhões de reais.
Contra o mesmo período do ano anterior, o balanço da instituição financeira registrou aumento de 30,5%. Na comparação com o segundo trimestre deste ano, houve uma queda de 19,2%.
O retorno sobre o patrimônio líquido (ROAE) do Santander teve um aumento de 4 pontos percentuais em um ano, chegando a 12,3%. O indicador aponta a rentabilidade da instituição financeira em relação aos recursos investidos pelos acionistas.
A margem financeira bruta do banco, que reflete os ganhos obtidos com operações que rendem juros, foi de 14,055 bilhões de reais (+4,6% em relação ao ano anterior).
Em relação às margens com os clientes, o Santander registrou resultado de 14,318 bilhões de reais, com alta de 2,2% na comparação ao mesmo período do ano passado e de 0,5% nos últimos três meses. Nessa linha estão contabilizados os resultados obtidos com operações de crédito.
As despesas com PDD (Provisão para Devedores Duvidosos) aumentaram 4,9% em um ano, totalizando R$ 6,105 bilhões. Essa provisão é feita para cobrir eventuais perdas decorrentes de créditos inadimplentes.
A inadimplência do Santander, medida pelos créditos em atraso há mais de 90 dias, ficou praticamente estável em 3,1% no quarto trimestre, apresentando um aumento de 0,1 ponto percentual em relação ao terceiro trimestre.
No comparativo anual, a inadimplência se manteve inalterada. Aa chamada inadimplência curta, que engloba os atrasos de 15 a 90 dias, teve uma queda de 0,8 ponto percentual em um ano, ficando em 3,8%.
A carteira de crédito ampliada do banco atingiu o valor de 643,040 bilhões de reais ao final do quarto trimestre, representando um crescimento de 9% em relação ao mesmo período do ano anterior.
No final do terceiro trimestre de 2023, o Santander Brasil possuía 1,153 trilhão de reais em ativos totais e um patrimônio líquido de R$ 86,084 bilhões, conforme informações divulgadas pelo banco.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)