Lenda da Broadway, Chita Rivera, morre aos 91 anos após sete décadas de carreira brilhante
Lenda da Broadway, Chita Rivera, morre aos 91 anos. Conhecida por atuações icônicas em 'West Side Story' e 'Bye Bye Birdie', ela deixou um legado inesquecível na arte de atuar, cantar e dançar.
A aclamada atriz de teatro, Chita Rivera, faleceu aos 91 anos em Nova York após uma breve doença, conforme informou sua filha Lisa Mordente em um comunicado. Reconhecida pelos seus quase sete décadas de carreira bem-sucedida na Broadway, Chita se destacou por papéis consagrados como Anita em ‘West Side Story’ e Rose em ‘Bye Bye Birdie’.
Vida e Carreira de Chita Rivera
Nascida em 1933 em Washington DC, filha de um pai porto-riquenho e mãe de herança escocesa e irlandesa, Rivera iniciou sua trajetória na Broadway nos anos 1950. Despontou em produções como ‘Can-Can’ e ‘Mr Wonderful’. Em 1957, fez parte do elenco original de ‘West Side Story’, interpretando Anita, uma atuação que impulsionou seu caminho para o estrelato na Broadway.
Logo após, sua interpretação de Rose no musical ‘Bye Bye Birdie’, ao lado de Dick Van Dyke, rendeu-lhe uma indicação ao Tony Award. Décadas mais tarde, estrelou como a artista de vaudeville Velma Kelly em ‘Chicago’.
Legado de Chita Rivera
Rivera é celebrada por ser uma “triple-threat” – cantando, dançando e atuando em inúmeros sucessos da Broadway ao longo dos anos, além de ser uma pioneira para as mulheres latinas. Sua última aparição na Broadway foi em 2015, onde interpretou Claire Zachannassian em ‘The Visit’ ao lado do falecido ator e diretor galês Roger Rees.
Colegas e amigos de Rivera recordam sua deslumbrante presença no palco e suas realizações notáveis. “A incomparável Chita Rivera foi um dos maiores espíritos e colegas que já conheci”, disse o ator Jason Alexander em uma postagem na X. “Ela estabeleceu o padrão em todos os sentidos. Eu sempre a recordarei”.
A atriz Mia Farrow chamou-a de “uma autêntica ícone da Broadway”. “Ninguém que teve a sorte de ver qualquer uma de suas atuações jamais esquecerá a experiência”, disse Farrow no X. Os Tony Awards a chamaram de uma “lenda da Broadway… cuja graça, talento e paixão deixaram uma marca inesquecível no mundo do teatro”.
Reconhecimento e Prêmios
O trabalho de Rivera lhe rendeu dois Tony Awards de melhor atriz em um musical por ‘The Rink’ e ‘Kiss of the Spider Woman’. Ela foi indicada para oito outros. Em 2002, Rivera foi a primeira latina a ser premiada nos Kennedy Center Honors, concedidos a artistas por realizações vitalícias nas artes cênicas. Ela também é uma recipiente da Medalha Presidencial da Liberdade, a mais alta honraria civil nos EUA, concedida a ela pelo então presidente Barack Obama em 2009 por seu trabalho como uma “agente de mudança”.
Em 2018, Rivera recebeu um prêmio Tony vitalício. No ano passado, ela publicou sua autobiografia, ‘Chita: A Memoir’, tornando-se um best seller do New York Times.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)