Gol em situação três vezes pior do que a Varig
A Gol anunciou na segunda-feira, 29, ter um patrimônio líquido de 23 bilhões de reais negativos
A Gol anunciou na segunda-feira, 29, ter um patrimônio líquido de 23 bilhões de reais negativos.
Como registrou O Globo, a situação da companhia aérea é três vezes pior que a da Varig.
Em 2005, ano em que entrou com um pedido de recuperação judicial no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, a Varig reportou um passivo de 7,9 bilhões de reais.
A Gol e a Varig
A Gol adquiriu a Varig em 2007 por 660 milhões de reais. Apesar da dívida de 100 milhões de reais em debêntures repassada na transação, a companhia aérea não adquiriu o passivo trabalhista e as dívidas com o governo, que ficaram com a Varig velha, rebatizada de Flex.
Dos 70 aviões que a Varig tinha na frota quando entrou com o pedido de recuperação judicial, apenas 58 operacionais.
A Gol, por sua vez, possui 141 aeronaves em operação, o dobro da Varig.
Embora tivesse menos aviões, o impacto da Varig no setor aéreo era maior.
Além de ter mais de 50% de participação no mercado doméstico, a companhia tinha 80% dos voos internacionais no Brasil.
Pedido de recuperação judicial da Gol
A Gol entrou na quinta-feira, 25, com o pedido de recuperação judicial no Tribunal de Falências de Nova York, nos Estados Unidos.
A companhia aérea afirmou ter iniciado o processo legal conhecido como “Chapter 11”, com um compromisso de financiamento de 950 milhões de dólares na modalidade “debtor in possession” (DIP) por membros do Grupo Ad Hoc de bondholders da Abra, holding que controla a Gol e resulta da junção com a colombiana Avianca, e outros bondholders da Abra.
O Chapter 11 é um processo legal utilizado pelas empresas para levantar capital, reestruturar as finanças e fortalecer operações comerciais no longo prazo, enquanto dão continuidade às suas operações.
Em comunicado, a companhia aérea disse que “espera sair desse processo com um investimento significativo de capital, incluindo os novos 950 milhões de dólares em financiamento DIP, posicionando-a para expandir sua posição como Companhia aérea líder na América Latina”.
O Tribunal de Falências de Nova York deu parecer favorável ao pedido de recuperação judicial da Gol na sexta, 26.
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