Dia da Memória do Holocausto marca principais pontos do Reino Unido
Monumentos no Reino Unido e em todo o mundo reluziram em tons de roxo para marcar o Dia da Memória do Holocausto...
Monumentos no Reino Unido e em todo o mundo reluziram em tons de roxo para marcar o Dia da Memória do Holocausto. Esta é uma ocasião para lembrar os milhões de pessoas, principalmente judeus, que foram assassinados pelos nazistas e seus colaboradores durante a Segunda Guerra Mundial, assim como as vítimas de outros genocídios.
A data e a significância
O dia escolhido para a memória é o 27 de janeiro, que marca o aniversário da libertação do campo de concentração de Auschwitz em 1945. Todos os anos, as comemorações são atribuídas a um tema. Em 2023, o tema escolhido foi “Fragilidade da Liberdade”. Conforme os organizadores, o tema incentiva os participantes a não dar a liberdade como garantida e a considerar o que pode ser feito para fortalecer as liberdades em todo o mundo.
Tributos e lembranças
Numerosos líderes do Reino Unido, incluído o Primeiro Ministro Rishi Sunak, prestaram homenagem àqueles que perderam suas vidas no Holocausto. “Temos o dever de lembrar os horríveis crimes do Holocausto”, escreveu ele no Twitter. O Ministro Primeiro Escocês, Humza Yousaf, acendeu uma vela em memória dos que foram mortos, afirmando que o dia serve como lembrete de que todos devemos “nos unir contra o ódio onde quer que vejamos”.
A Família Real Britânica também prestou suas homenagens através das redes sociais, publicando uma foto do Rei Carlos e da Rainha Camila acendendo velas recentemente na Casa de Sandringham.
A importância de lembrar
Refletindo sobre o tema do dia, o Rei Carlos afirmou que essa é “uma lembrança sombria para todos nós de como a liberdade pode ser facilmente perdida quando é dada como garantida, e de como é crucial, portanto, aprender com aqueles que testemunham os horrores do Holocausto e de todos os genocídios”.
Foi encorajado que a população do Reino Unido acendesse velas em suas próprias casas como um símbolo na luta contra o preconceito e o ódio. Aproximadamente seis milhões de judeus de países europeus foram mortos durante o Holocausto, além de milhões de outras pessoas, incluindo Roma e Sinti, LGBT, e pessoas com deficiências. Além de lembrar as vidas perdidas, o Dia da Memória do Holocausto também homenageia as vítimas de genocídios no Camboja, Ruanda, Bósnia e Darfur.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)