Rússia doa 25 mil toneladas de trigo para Burkina Faso em meio a grave crise alimentar
Burkina Faso, um dos países mais negligenciados do mundo, segundo trabalhadores humanitários, anunciou na sexta-feira que recebeu 25.000 toneladas de...
Burkina Faso, um dos países mais negligenciados do mundo, segundo trabalhadores humanitários, anunciou na sexta-feira, 27, que recebeu 25.000 toneladas de trigo gratuitas da Rússia. Em meio à crise alimentar grave que o país atravessa, um ministro descreveu a remessa de trigo como um “presente inestimável”.
Fortalecimento das relações entre Burkina Faso e Rússia
As relações entre Moscou e Ouagadougou têm se fortalecido desde que o poder militar assumiu o país em dois golpes sucessivos em 2022. Simultaneamente, Burkina Faso vem distanciando-se da antiga potência colonial, a França, e no ano passado ordenou a retirada das tropas francesas do país.
A crise em Burkina Faso
Atualmente, Burkina Faso enfrenta uma crise alimentar e de segurança críticas. Cerca de um quarto de todas as crianças menores de cinco anos apresentam crescimento atrofiado segundo dados da ONU, e mais de três milhões de pessoas enfrentam escassez severa de alimentos. Além disso, o país luta contra uma insurgência islâmica que já deslocou mais de dois milhões de pessoas de suas casas, fechando uma em cada quatro escolas.
Tal é a crise de segurança em Burkina Faso que alguns cidadãos acolheram os golpes militares ocorridos há dois anos, esperançosos por um fim à violência e à instabilidade. No entanto, a junta militar falhou em cumprir suas promessas iniciais de combater os militantes islâmicos.
O papel da Rússia
Foi durante uma cúpula em São Petersburgo no ano passado que o presidente russo, Vladimir Putin, prometeu enviar a Burkina Faso o presente de milhares de toneladas de trigo. A Rússia, um dos maiores produtores de grãos do mundo, prevê exportar cerca de 45 milhões de toneladas de trigo neste ano fiscal, de acordo com estimativas dos EUA.
Em meio a condenações da comunidade internacional, a Rússia busca aprofundar alianças na África e em outros lugares. “A remessa de trigo da Rússia ajudará a impulsionar nosso país no sentido de desenvolver nossa própria capacidade de produção, para interromper de uma vez por todas a dependência da alimentação exterior”, disse o Ministro das Relações Exteriores de Burkina Faso, Karamoko Jean Marie Traoré.
A cooperação entre os países
No ano passado, Burkina Faso assinou um acordo com a Rússia para a construção de uma usina nuclear, visando aumentar seu fornecimento de energia. Atualmente, menos de um quarto da população do país tem acesso à eletricidade. Além da influência russa em questões de economia, diplomacia e defesa, também tem sido registrado nos últimos meses um aumento das desinformações patrocinadas pela Rússia.
Enquanto o país rico em ouro e outros minerais negou relatos de que teria pago mercenários russos dando-lhes direitos sobre minas no país, o ministro de Solidariedade e Ação Humanitária, Nandy Some Diallo, comemorou a chegada do trigo russo, considerando-o um “presente inestimável” que beneficiará pessoas deslocadas internamente e vulneráveis.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)