Fila do INSS aumenta em meio milhão em 2024
Fila de espera do INSS não é zerada durante a gestão de Lula O presidente Luiz Inácio Lula da Silva não conseguiu cumprir sua promessa de zerar a fila de espera do INSS.
O presidente Lula da Silva não conseguiu cumprir sua promessa de zerar a fila de espera do INSS (Instituto Nacional da Seguridade Social).
Desde a posse do presidente, em 1º de janeiro de 2023, o número de solicitações em análise aumentou em meio milhão, passando de 1.087.858 em dezembro de 2022 para 1.545.376 ao final do ano seguinte.
Expectativas frustradas
Em diversas ocasiões, Lula reforçou o compromisso de eliminar a fila de espera por benefícios.
O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, também assumiu o compromisso de atingir a meta estabelecida pelo presidente.
Entretanto, Lupi passou a declarar ao longo do ano que seria “impossível” zerar a fila e classificou qualquer promessa desse tipo como “mentirosa”.
Foco na diminuição do tempo de espera
Alessandro Stefanutto, o presidente do INSS, acredita que a ênfase deve ser dada ao tempo que os beneficiários esperam para ser atendidos, e não à quantidade de benefícios em análise.
Para Stefanutto, a promessa de Lula foi feita neste sentido: “Quando o presidente Lula falou em zerar, ele falou em atender, melhorar o tempo de atendimento.”
Aumento da fila e “Represamento de dados”
Segundo a autarquia, o crescimento do número de solicitações em análise se deve a um aumento na busca pelos serviços do órgão e a um “represamento de dados” resultante de incongruências nos repasses de informação acerca da seguridade social pelo governo anterior.
Gestão anterior nega acusações
José Carlos Oliveira, ex-ministro do Trabalho e Previdência de Bolsonaro, classificou a declaração do atual gestor como “controvérsia retórica”.
Oliveira afirmou que a transição foi realizada com transparência e negou a existência de uma discrepância nos dados.
Reduzindo o tempo de espera
A meta, agora, é de que os atendimentos alcancem a marca legal de 45 dias no início deste ano.
E para o final de 2024, o objetivo é de limitar a espera a apenas 30 dias.
Foram implementadas estratégias como a contratação de mais funcionários e automação de serviços para atingir essa meta.
O futuro da concessão de benefícios
Stefanutto estabeleceu a meta de um INSS equilibrado em 2025, com a superação do problema da longa espera.
A autarquia planeja cada vez mais o uso da inteligência artificial para melhorar os serviços, inclusive com a automatização de solicitações de auxílio e o uso de um novo sistema para impedir fraudes e golpes.
Informações do Portal Poder 360.
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