Agenda do mercado com foco em PIB dos EUA e juros na Europa
Com anúncios fiscais adiados para a próxima semana, é o cenário internacional que deve ganhar destaque nesta quinta-feira, 25 (salvo nova pressão do governo Lula a acionistas da Vale para empurrar o ex-ministro Mantega ao cargo de diretor-presidente da mineradora)...
Com anúncios fiscais adiados para a próxima semana, é o cenário internacional que deve ganhar destaque nesta quinta-feira, 25 (salvo nova pressão do governo Lula a acionistas da Vale para empurrar o ex-ministro Mantega ao cargo de diretor-presidente da mineradora).
O BCE (Banco Central Europeu) deve anunciar a manutenção das taxas de juros para o bloco, às 10h15. A atenção, porém, estará voltada para a entrevista coletiva da presidente da autoridade monetária europeia, Christine Lagarde, às 10h45. A expectativa é por uma data para o início dos cortes nas taxas de juros por lá. Lagarde chegou a dizer durante a Fórum Econômico Mundial, em Davos, que esperava reduções na taxa básica no verão europeu.
Nos Estados Unidos, a temporada de balanço continua em foco com o resultado da Intel após o fechamento do mercado. No pré-mercado, a IBM, que a apresentou os números do 4º trimestre do ano passado na noite de quarta-feira, 25, viu as ações da empresa em alta de 7,5%, enquanto os papeis de Tesla caem 7,83% nesta manhã após a companhia mostrar desaceleração no crescimento das vendas.
Ainda nos EUA, a primeira leitura do PIB do quarto trimestre dos Estados Unidos, às 10h30, deve movimentar os mercado. A expectativa é por um crescimento mais fraco da economia, que fortaleceria a tese de pouso suave. O indicador deve confirmar uma desaceleração no ritmo de crescimento anualizado para 2,00% no último trimestre do ano passado.
Por aqui, as ações das companhias aéreas devem repercutir a decisão anunciada pelo ministro Costa Filho de que o governo criará um fundo de até R$ 6 bilhões para socorrer o setor. O valor exato será discutido com o Ministério da Fazenda e o BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social). O projeto será apresentado em dez dias.
Por outro lado, a volta dos rumores de que o ex-ministro Guido Mantega será indicado por Lula para assumir a presidência da Vale tem repercutido negativamente entre os investidores. Durante a tarde de quarta-feira, 24, notícias baseadas em fontes anônimas relatavam ligações de Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia, para acionistas da empresa informando que Lula não abrirá mão de ver Mantega no comando.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)