China defende soberania sobre Ilhas Paracel e Spratly contra reivindicações do Vietnã
O Ministério das Relações Exteriores da China defendeu as reivindicações do país sobre as...
O Ministério das Relações Exteriores da China defendeu as reivindicações do país sobre as ilhas Paracel e Spratly no Mar do Sul da China, com base na “história”, após o Vietnã repetir no fim de semana que possui evidências suficientes para reivindicar a soberania sobre as ilhas, de acordo com o Reuters.
As Ilhas Paracel e Spratly, conhecidas respectivamente como Hoang Sa e Trong Sa no Vietnã, estão localizadas no Mar do Sul da China, uma movimentada rota marítima global em que quase toda a extensão é reivindicada pela China. Além de China e Vietnã, Malásia, Filipinas, Taiwan e Brunei também reivindicam partes do território.
O Ministério das Relações Exteriores do Vietnã afirmou no sábado que possui “base legal plena e evidência histórica abundante” para afirmar sua soberania sobre as duas cadeias de ilhas. Isso foi em resposta a uma consulta da mídia sobre a “invasão” chinesa das Ilhas Paracel em 1974.
“A soberania do Vietnã sobre as Ilhas Hoang Sa foi estabelecida desde pelo menos o século XVII, de acordo com o direito internacional, e exercida de maneira pacífica, contínua e pública pelos sucessivos estados vietnamitas“, afirmou o ministério.
China “Descobriu, Nomeou, Desenvolveu e Gerenciou” as Ilhas
Por outro lado, o Ministério das Relações Exteriores da China argumentou que as reivindicações chinesas são “totalmente apoiadas pela história e jurisprudência”.
“China foi a primeira a descobrir, nomear, desenvolver e gerenciar essas ilhas e arquipélagos, e continua a exercer jurisdição soberana sobre eles“, afirmou Wang Wenbin, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, em uma coletiva de imprensa regular. “China sempre se opõe às reivindicações ilegais de países relevantes sobre o território da China e continuará a salvaguardar firmemente sua soberania.”
A reafirmação do Vietnã sobre suas reivindicações coincide com meses de vigorosas reivindicações das Filipinas em outras partes do Mar do Sul da China, após dramáticos confrontos marítimos entre navios chineses e filipinos perto do território em disputa.
Em dezembro, o presidente chinês Xi Jinping visitou o Vietnã e selou um acordo para avançar na construção de uma comunidade com um “futuro compartilhado” entre os dois países.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)