Após 30 anos de fuga, suspeito de matar a mulher é extraditado da Costa Rica
Após uma busca de mais de três décadas, autoridades expuseram em uma...
Após uma busca de mais de três décadas, autoridades expuseram em uma coletiva de imprensa na segunda-feira, 23, que um homem, buscado por sua ligação a um assassinato ocorrido em 1991, foi recentemente extraditado da Costa Rica. O sujeito em questão, José Lázaro Cruz, é acusado de ter assassinado sua esposa, Ana Jurado.
Captura do suspeito
José Lázaro Cruz foi preso ainda no ano de 2022 enquanto estava na Costa Rica. Posteriormente, no início deste mês, ele foi devolvido ao Condado de Fairfax, Virgínia, onde enfrentará julgamento pelo caso de assassinato com 32 anos de existência, segundo informações passadas pela polícia. A CNN tentou contatar o Procurador e o Gabinete de Defesa Pública do Condado de Fairfax para mais informações sobre o advogado de Cruz, mas nenhuma resposta foi obtida até o momento.
O caso
Em 30 de abril de 1991, a polícia do condado de Fairfax respondeu a uma chamada de esfaqueamento e encontrou Ana Jurado, 24, morta na calçada da rua com ferimentos na parte superior do corpo, de acordo com o vice-chefe de investigação do condado de Fairfax, Eli Cory. Lázaro Cruz, marido de Jurado na época, foi identificado como o suposto assassino pela polícia, mas conseguiu fugir.
A fuga
Segundo Cory, Lázaro Cruz inicialmente tentou ir para o Canadá, mas foi barrado devido ao uso de documentação falsificada. Foi registrado que agentes de fronteira notaram um “corte recente” em sua mão. Após a tentativa frustrada no Canadá, Lázaro Cruz conseguiu escapar das autoridades indo para Houston, Texas, e acredita-se que tenha usado um contrabandista para sair do país, chegando assim até El Salvador.
Mudanças na legislação salvadorenha
À época, El Salvador não possuía políticas ou dispositivos que permitissem a extradição de cidadãos salvadorenhos, o que possibilitou que José continuasse em liberdade. Essa situação só veio a mudar em 2000, quando o país finalmente alterou sua constituição, permitindo a extradição de cidadãos para os Estados Unidos. Ana Jurado deixou três pequenos filhos, dois que viviam com ela nos EUA e um que vivia em El Salvador.
A captura final
José Lázaro Cruz acabaria preso em 2022 ao tentar entrar na Costa Rica. Após o assassinato de 1991, ele se casou novamente e teve vários filhos, começando uma “nova vida” em El Salvador, segundo Eli Cory. Atualmente, ele se encontra no Centro Correcional do Condado de Fairfax à espera de julgamento.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)