EUA e Reino Unido atacam alvos Houthis no Iêmen pela 8ª vez em 10 dias
Nesta segunda-feira (22), os Estados Unidos e o Reino Unido realizaram novos ataques contra...
Nesta segunda-feira (22), os Estados Unidos e o Reino Unido realizaram novos ataques contra alvos Houthis no Iêmen, conforme relatado por duas autoridades da Defesa dos EUA à CNN. Isso marca a oitava operação realizada pelos aliados a infraestrutura dos rebeldes em pouco mais de 10 dias.
Áreas Impactadas pelos Ataques
De acordo com Nasr Al-Din Amer, chefe da agência de notícias Saba, dirigida pelos Houthi, os ataques atingiram múltiplos locais. A capital do Iêmen, Sana’a, foi atingida, assim como as cidades de Taiz, Al-Bayda e Hajjah.
Conversas entre os EUA e o Reino Unido
O presidente Joe Biden conversou com o primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, mais cedo na segunda-feira sobre uma série de tópicos, incluindo a segurança no Mar Vermelho, informou a Casa Branca.
Operação Poseidon Archer
A CNN informou anteriormente que os EUA nomearam a operação para atingir os ativos Houthi no Iêmen de “Operação Poseidon Archer”, sugerindo uma abordagem mais organizada e potencialmente de longo prazo. Desde 11 de janeiro, os Estados Unidos já atacaram alvos Houthi no Iêmen oito vezes sendo que maioria dos ataques foram executados unilateralmente.
Houthis alegam ter atacado navio americano
Os Houthis alegaram na segunda-feira que atacaram um navio de carga de propriedade dos EUA, o M/V Ocean Jazz. Por outro lado, uma autoridade da Defesa dos EUA disse à CNN que a afirmação não era verdadeira. “O relatório dos terroristas Houthi apoiados pelo Irã sobre um suposto ataque bem-sucedido ao M/V Ocean Jazz é notoriamente falso”, disse o Comando Central das Forças Navais dos EUA em um comunicado.
Os EUA e o Reino Unido mantêm uma posição firme contra as ações dos Houthis, visando neutralizar a ameaça que representam à estabilidade da região e ao trânsito seguro de bens e pessoas.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)