Defesa promete aeronave “definitiva” em terra Yanomami
O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, vai apresentar até o fim da semana um projeto para atuação permanente das Forças Armadas nas terras Yanomami...
O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, afirmou nesta segunda-feira, 22, que a pasta vai apresentar até o fim da semana um projeto para atuação permanente das Forças Armadas nas terras Yanomami. Múcio disse que o plano atende a um pedido do presidente Lula (PT) para que o governo atue em tempo integral na região.
“Há duas semanas o presidente [Lula] fez uma longa reunião com muitos ministros. Essa semana Rui Costa me cobrou, e eu estou chegando aqui, segunda-feira, cedo, para conversar com os comandantes do Exército, da Marinha, da Aeronáutica, para ver a forma de nos apresentarmos ao governo uma solução definitiva”, disse o ministro.
Na última semana, a deputada Célia Xakriabá (PSOL-MG) cobrou, junto ao ministro José Múcio explicações sobre a atuação das Forças Armadas contra o garimpo nas terras Yanomami. No ofício, a deputada cita relatos de lideranças indígenas e matérias publicadas pela imprensa destacando problemas na ação do exército no combate à crise humanitária da região.
“Lideranças indígenas e a imprensa relatam ineficácia no controle do espaço aéreo, essencial para interromper o abastecimento do garimpo ilegal. A não correção das pistas de pouso e o fechamento de posto de suprimento de combustíveis em Palimiú são destacados como preocupações”, destacou Xakriabá.
Como noticiamos, a ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, admitiu que o governo petista não conseguiu resolver o problema da crise do garimpo na região Yanomami. Segundo ela, o governo petista subestimou o problema e a questão não deve ser solucionada em 2024.
“Não é só falar que [a crise] não se resolveu em 2023. De fato, não se resolveu. E provavelmente não se resolverá em 2024, considerando a situação complexa que temos. Mas pegamos o território nessa situação. Achamos que era só uma crise sanitária, mas tinha toda essa questão do garimpo impregnado”, afirmou Guajajara em live no Instagram com o secretário de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, Weibe Tapeba.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)