Open Finance: mitos e verdades do setor de finanças brasileiro
De acordo com dados da pesquisa Open Finance Brasil, houve em 2023 o registro de 3,2 milhões de novos consentimentos mensais ao serviço.
O setor das finanças brasileiras tem vivido um aumento de confiança na adoção do Open Finance, um sistema que facilita a partilha de dados e serviços entre as diferentes instituições financeiras.
De acordo com dados da pesquisa Open Finance Brasil, houve em 2023 o registro de 3,2 milhões de novos consentimentos mensais de compartilhamento de dados, um avanço significativo em comparação com anos anteriores.
O aumento da confiança e expectativas para o futuro
Em 2021, mais de 45% dos usuários se mostraram preocupados com a segurança de seus dados, mas essa percentagem caiu para 34% em 2023.
Além da confiança em alta, a expectativa é que até 2025, cerca de 60 milhões de brasileiros participem do ecossistema Open Finance.
Mitos e verdades do Open Finance
Alan Mareines, CEO da Lina Open X, apresenta os principais mitos e verdades acerca do funcionamento do Open Finance.
Segurança dos dados: os dados dos clientes são protegidos pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e pela Lei do Sigilo Bancário, que garantem que apenas empresas autorizadas pelo cliente podem ter acesso aos seus dados.
As instituições participantes estão obrigadas a esclarecer por que e como os dados serão usados. ###
Tarifas e partilha de dados: para incentivar os clientes a partilharem suas informações, a partilha de dados é completamente grátis, sem qualquer aplicação de tarifas.
Ofertas e propostas personalizadas: a partilha de dados permite ao sistema Open Finance apresentar ofertas de crédito ou de produtos que se adequam ao perfil do cliente, proporcionando um serviço personalizado.
Remover o compartilhamento: Se por qualquer motivo um cliente decidir interromper o compartilhamento de seus dados, ele tem o direito de solicitar essa interrupção a qualquer momento. A instituição, por sua vez, perde o direito de utilizar os dados desse cliente.
Segundo a Febraban, mais de 90% das instituições planejam expandir parcerias até o fim de 2023, com o objetivo de proporcionar aos consumidores serviços mais completos e inovadores.
Parece que o futuro do Open Finance é promissor, oferecendo soluções incríveis para os clientes e abrindo novas oportunidades para as empresas.
Com os dados seguros e a promessa de um atendimento cada vez mais personalizado, o Open Finance tem tudo para continuar a revolucionar o setor financeiro.
Fonte: portal Contábeis
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)