Após chuvas, municípios do RS sofrem com falta de energia há uma semana
Quase uma semana após a tempestade que atingiu o Rio Grande do Sul, cerca de 23 mil pontos do estado ainda estão sem energia elétrica, de acordo com um boletim divulgado pelo governo estadual...
Quase uma semana após a tempestade que atingiu o Rio Grande do Sul, cerca de 23 mil pontos do estado ainda estão sem energia elétrica, de acordo com um boletim divulgado pelo governo estadual.
Na noite da última terça-feira, 16, fortes chuvas deixaram grande parte do estado debaixo d’água. Segundo informações da defesa civil, 63 municípios foram afetados, resultando em duas mortes e aproximadamente 500 pessoas desalojadas.
Cachoeirinha foi um dos locais atingidos pela tempestade e ainda está sem luz. Durante o temporal, um homem em situação de rua perdeu a vida quando uma marquise desabou sobre ele. A prefeitura informou que nesta segunda-feira, 22, cerca de 13 mil residências continuam sem energia elétrica. O município possui aproximadamente 135 mil habitantes e 35 mil moradias.
Medidas legais contra a concessionária de energia
De acordo com reportagem da CNN Brasil, a quantidade de residências sem energia representa quase 40% do total de moradias da cidade. Diante dessa situação, no último domingo, 21, a administração municipal tomou medidas legais e entrou com uma ação judicial contra a RGE, concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica, solicitando o restabelecimento imediato do serviço.
A falta de energia causou o fechamento temporário de Unidades Básicas de Saúde, clínicas particulares e casas de geriatria, impactando diretamente na prestação de serviços essenciais à população.
Na ação, a prefeitura argumenta que a tempestade não foi um evento repentino e imprevisível. “Portanto, a requerida (RGE) tinha a obrigação de ter um plano para evitar problemas relacionados à interrupção do serviço prestado ou, pelo menos, para restabelecer a energia elétrica no menor prazo possível após o evento danoso, uma vez que se trata de um serviço essencial para a população“, diz trecho da petição.
O que diz a concessionária?
Em resposta, a RGE afirmou em nota que está em contato com as autoridades locais e fornecendo todas as informações solicitadas. A concessionária também se comprometeu a tomar as medidas necessárias para solucionar o problema o mais rápido possível.
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