Túnel sob casa de comandante do Hamas manteve cerca de 20 reféns
As Forças de Defesa de Israel (FDI) divulgaram neste sábado, 20, imagens que mostram o interior de um túnel em Khan Younis, no sul de Gaza, onde reféns...
As Forças de Defesa de Israel (FDI) divulgaram neste sábado, 20, imagens que mostram o interior de um túnel em Khan Younis, no sul de Gaza, onde reféns israelenses foram mantidos pelos terroristas do Hamas.
Em entrevista coletiva, o porta-voz das FDI, o contra-almirante Daniel Hagari, afirmou que a entrada do túnel foi localizada sob a casa de um comandante do Hamas.
Segundo disse Hagari, as tropas lutaram contra homens armados do grupo terrorista dentro do túnel, que continha dispositivos explosivos e portas blindadas anti-explosão.
Os militares israelenses encontraram uma grande sala onde os reféns eram mantidos. Algumas das pessoas que foram sequestradas e mantidas no local já foram libertadas, como é o caso de Emilia Aloni, de seis anos. As FDI encontraram desenhos feitos pela menina, libertada em novembro.
A sala tinha cinco celas, cada uma com colchão e vaso sanitário. Segundo Hagari, cerca de 20 reféns foram mantidos no túnel em momentos diferentes.
“De acordo com as informações que temos, neste túnel foram mantidos 20 reféns, em momentos diferentes, em condições difíceis, sem luz do dia, com ar denso, pouco oxigênio e uma umidade terrível que dificulta a respiração”, disse o porta-voz militar.
“Alguns foram libertados há cerca de 50 dias e outros estão detidos em Gaza, possivelmente em condições ainda piores”, acrescentou.
Os tipos de túneis do Hamas
Como mostrou Crusoé, há três tipos de túneis na Faixa de Gaza. O primeiro é o dos que foram feitos para viabilizar a entrada em território israelense. O segundo é o que permitia aos terroristas se moverem dentro do território. São menores e comunicam as várias trincheiras.
O terceiro tipo é o de túneis estratégicos, maiores, construídos para ter uma base terrorista, para esconder os líderes terroristas do Hamas e armazenar armamento.
Em 1° de janeiro, o major Rafael Rosenshein, porta-voz das Forças de Defesa de Israel, revelou a descoberta de um túnel com quatro quilômetros de comprimento e profundidade de 50 metros, o equivalente a um prédio de treze andares. Para percorrê-lo em sua totalidade, é preciso caminhar por 10 minutos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)