Anta atropelada por carreta em Colorado do Oeste é resgatada e se recupera
Em Colorado do Oeste (RO), uma anta foi vítima de atropelamento por uma carreta e arrastada pela pista nesta quinta-feira (18)...
Na BR-435, em Colorado do Oeste (RO), uma anta foi vítima de atropelamento por uma carreta e arrastada pela pista nesta quinta-feira (18). O resgate foi realizado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) de Vilhena (RO). O animal estava ferido mas, apesar do susto, não apresentou fraturas.
Resgate
A PRF relatou que recebeu notificação sobre a anta ferida às margens da BR-435, possivelmente vítima de um atropelamento. Quando a equipe chegou ao local, o veículo e o motorista já haviam desaparecido. A anta, além dos cortes do atropelamento, também apresentava sinais de queimadura, provavelmente oriundos do arrasto pela pista.
Recuperação da Anta
De acordo com Rafael Augusto Fonseca, Secretário Adjunto da Semma e biólogo, durante o resgate a anta não demonstrou muita reação. Para efetuar o resgate do animal que pesa cerca de 200 kg e mede um metro e meio, foi necessária a ajuda do Corpo de Bombeiros de Vilhena e da PRF.
A anta está atualmente sob os cuidados da Semma, em Vilhena, onde está sendo tratada e se recupera de seus ferimentos. “A intenção é que, após a recuperação, o animal seja solto em seu habitat ”, afirmou Rafael.
Preservação da espécie
Rafael destaca a importância do cuidado com espécies como a anta, cujo nome científico é Tapirus Terrestris. Ele explica que a anta é o maior mamífero terrestre da América do Sul e está em estado de vulnerabilidade. Em alguns biomas, como o Pantanal, a espécie é considerada quase extinta, o que requer um controle constante e iniciativas de conservação. “Temos vários órgãos que monitoram a população de antas para assegurar sua conservação”, relata o biólogo.
O atropelamento de uma anta de grande porte como essa acende um alerta sobre a necessidade do cuidado na estrada para evitar acidentes que podem colocar em risco a vida selvagem.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)