Meta desafia OpenAI com avanço em Inteligência Artificial
Mark Zuckerberg, CEO da Meta, antigo Facebook, anunciou que a empresa está trabalhando no desenvolvimento de seus modelos de Inteligência Artificial de próxima geração, com o objetivo de tornar acessíveis a todos através de produtos como óculos inteligentes com IA.
Mark Zuckerberg, CEO da Meta, antigo Facebook, anunciou que a empresa está trabalhando no desenvolvimento de seus modelos de Inteligência Artificial de próxima geração, com o objetivo de tornar acessíveis a todos através de produtos como óculos inteligentes com IA. Este movimento representa um claro desafio à hegemonia da OpenAI no campo da IA.
Zuckerberg revelou que a Meta está unindo suas duas principais iniciativas de pesquisa em IA, FAIR e GenAI, para apoiar o desenvolvimento do modelo Llama 3. Essa fusão de esforços visa construir uma Inteligência Artificial Generativa (AGI), que promete capacidades de resolução de problemas e raciocínio em níveis comparáveis aos humanos.
Infraestrutura e Investimento
Como parte desse esforço, a Meta planeja investimentos pesados em infraestrutura, incluindo a aquisição de 350.000 GPUs Nvidia H100, num total de 600.000 GPUs até o final do ano. Esse investimento bilionário em hardware acena ao mercado a seriedade da aposta da Meta no desenvolvimento de IA.
A Meta pretende integrar a IA em produtos do dia a dia. Zuckerberg enfatizou a importância de dispositivos como os óculos Ray-Ban Meta, equipados com IA. Esses óculos são projetados para permitir que a IA “veja o que você vê e ouça o que você ouve”, proporcionando assistência constante ao usuário.
A gigante da tecnologia já lançou um rival para o popular ChatGPT da OpenAI em julho, em parceria com a Microsoft. A abordagem de código aberto para os modelos de IA da Meta, como no Llama 2, indica uma estratégia comercial distinta da principal concorrente.
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