Líder do violento Cartel do Golfo, La Kena é preso por sequestro brutal no México
Foi preso o líder de uma facção do Cartel do Golfo. José Alberto Garcia Vilano, também conhecido pelos nomes de La Kena e Ciclon 19, estava à frente do violento grupo de criminosos conhecido como...
Foi preso o líder de uma facção do Cartel do Golfo. José Alberto Garcia Vilano, também conhecido pelos nomes de La Kena e Ciclon 19, estava à frente do violento grupo de criminosos conhecido como Los Ciclones.
Atividades ilícitas de Los Ciclones
Os relatórios demonstram que o grupo de Vilano é acusado de ter sequestrado quatro cidadãos americanos em março de 2023, resultando na morte de dois deles. As informações sobre o paradeiro de Vilano levaram à sua captura em uma praça de compras na cidade de Monterrey. Vídeos não verificados, que circulam nas redes sociais parecem mostrar Vilano e seus associados sendo levados por policiais armados pela praça de compras.
Os quatro americanos foram sequestrados na cidade fronteiriça de Matamoros, cidade essa diretamente em frente à cidade texana de Brownsville, nos Estados Unidos. Matamoros tem sido o foco de uma guerra entre facções do Cartel do Golfo, enquanto batalham pelo controle das chamadas plazas – as rotas de tráfico de drogas que levam ao norte, para os EUA.
Destino fatal dos quatro americanos
Ao que tudo indica, os quatro americanos atravessaram a fronteira e entraram na tumultuada cidade para fazerem cirurgias cosméticas. Um vídeo mostra o grupo sendo colocado em uma caminhonete por homens fortemente armados. Um dos sequestrados é manipulado para dentro do veículo enquanto os demais parecem estar inconscientes e são arrastados para a caminhonete.
Seu horrível pesadelo durou quatro dias. Dois deles – Zindell Brown e Shaeed Woodard – foram mortos, assim como uma mulher mexicana de 33 anos que infelizmente estava no lugar errado, na hora errada. Embora um motivo para o ataque ainda não tenha sido confirmado, as autoridades mexicanas teriam aberto uma investigação para verificar se o grupo foi confundido com membros de um cartel rival.
Recompensa milionária por Vilano
Desde 2022, o governo do estado de Tamaulipas, onde Matamoros está localizada, estabelecerou uma recompensa de 2.500.000 pesos (equivalente a $145.000; £115.000) para qualquer informação que levasse à captura de Vilano. Apesar de diversas tentativas, ele só foi capturado agora, mas já se encontrava também na lista de procurados da DEA (Administração de Combate às Drogas) dos EUA.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)