Filha de Putin tenta fazer propaganda em entrevista e recebe críticas
A filha mais velha de Vladimir Putin, Maria Vorontsova, concedeu uma rara entrevista que repercutiu nas redes sociais nesta...
A filha mais velha de Vladimir Putin, Maria Vorontsova, concedeu uma rara entrevista que repercutiu nas redes sociais nesta primeira quinzena de janeiro.
O vídeo, que foi publicado no canal do YouTube “Promomed Russia” em 28 de dezembro de 2023, inicialmente passou despercebido, com apenas 145 assinantes.
No entanto, a partir de 11 de janeiro, a mídia e as redes sociais russas começaram a se interessar pela entrevista.
Como médica e cientista, Vorontsova, de 38 anos, respondeu a perguntas para o podcast “#ProNauku” (pela ciência), que tem como público-alvo jovens cientistas e startups.
A iniciativa faz parte do Medtech, um centro de pesquisa de tecnologias inovadoras na área da saúde sediado em Moscou.
Durante a entrevista de 42 minutos, Vorontsova falou principalmente sobre ciência, medicina e suas pesquisas no campo da genética, com ênfase no estudo do genoma humano.
Ela afirmou que os médicos russos consideram a vida humana como o valor mais importante. No entanto, não abordou o conflito entre Rússia e Ucrânia. Ela também não mencionou o seu pai.
Críticas nas redes sociais
Essa não é a primeira vez que Maria Vorontsova aparece na mídia. Em entrevistas anteriores, ela se apresentou como endocrinologista. No entanto, o vídeo atual gerou fortes reações nas redes sociais russas.
Usuários do X acusaram Vorontsova de hipocrisia. O jornalista Andrei Sakharov foi um dos primeiros a chamar atenção para a entrevista e comentou no Telegram: “Ela está nervosa e às vezes fala clichês. Quem é especialista saberá dizer quanto custa o anel que ela usa”.
A mídia alemã também manifestou indignação. A revista Der Spiegel publicou um artigo intitulado “Filha de Putin dá entrevista bizarra sobre ‘o valor da vida humana'”. A emissora NTV escreveu em seu site: “Declarações perturbadoras diante dos crimes e do número de vítimas da guerra na Ucrânia”.
Especialistas em mídia acreditam que o fato de Vorontsova conceder essa entrevista antes das eleições presidenciais de março pode indicar uma mudança na estratégia de comunicação de Putin, que se prepara para se tornar presidente da Rússia pela quinta vez aos 71 anos. Segundo o especialista Jo Groebel, líderes autocratas como Putin costumam seguir essa estratégia para passar uma imagem positiva aos eleitores.
Ligações com o alto empresariado
O Kremlin mantém em segredo todos os detalhes sobre os familiares de Putin e nunca confirmou publicamente que Vorontsova seja sua primogênita.
No entanto, jornalistas investigativos descobriram que ela fundou a empresa Nomeko em 2019, em Moscou, que realiza projetos bilionários na área da saúde. No site da empresa, Vorontsova é apresentada como membro do conselho.
De acordo com cálculos da equipe do oposicionista Alexei Navalni, publicados em 15 de janeiro, Vorontsova recebeu 232 milhões de rublos (R$ 13 milhões) em dividendos como acionista da Nomeko em 2020. Além disso, seu salário mensal seria de 700 mil rublos (R$ 39 mil).
Investigadores ligados a Navalni também descobriram que a Nomeko obtém todo o seu capital por meio da firma Sogaz Medizina.
O círculo íntimo de Putin, que envolve políticos e empresários influentes, frequentam as clínicas dessa rede. Em agosto de 2022, os principais executivos da Nomeko adquiriram esses estabelecimentos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)