Seca extrema causa alerta na Espanha e Portugal, população passa a racionar
Numa situação preocupante na Península Ibérica, governos de Portugal e Espanha estão tomando medidas drásticas para combater a...
Numa situação preocupante na Península Ibérica, governos de Portugal e Espanha estão tomando medidas drásticas para combater a seca extrema que assombra as regiões. O governo interino de Portugal foi forçado a ordenar reduções no uso de água para irrigação de terras agrícolas e em ambientes urbanos, especialmente em Algarve, uma região crucial para o turismo do país.
O Ministro do Ambiente de Portugal, Duarte Cordeiro, anunciou na quarta-feira passada que a irrigação agrícola na região terá que diminuir em média 25% em comparação ao nível do ano passado. Em algumas áreas próximas a reservatórios de água, os cortes poderão chegar a 50%. Entretanto, consumidores urbanos, incluindo campos de golfe e hotéis, enfrentarão cortes de 15%.
Duarte Cordeiro alertou sobre o nível crítico dos reservatórios em Algarve, que estão em seu nível mais baixo. A situação é tal que sem uma moderação no consumo, a região pode chegar ao final de 2024 sem água para abastecimento público.
Atualmente, os reservatórios de água em Portugal continental estão com 73% de sua capacidade total, um contraste gritante com os reservatórios de Algarve que estão, em média, com apenas 25% de sua capacidade total. Alguns reservatórios já se encontram entre 8% a 15% de sua capacidade.
Seca Grave na Espanha
Além de Portugal, a Espanha também enfrenta uma situação crítica em relação a seca. A região nordeste do país, a Catalunha, está passando pela pior seca registrada. Autoridades da região de Barcelona informaram na quinta-feira que reduziriam a pressão da água em alguns sistemas de abastecimento da cidade.
Catalunha também alertou que novas restrições de emergência, de até 80% para o uso de água agrícola, seriam impostas uma vez que o nível geral dos reservatórios da região atingisse 16%.
A região de Andaluzia, ao sul da Espanha, prevê restrições de água em grandes cidades, como Sevilha, Córdoba ou Málaga, até o verão, caso não chova substancialmente até lá. A pressão da água já foi reduzida à noite em algumas cidades.
Diante da gravidade da situação, ambas as regiões peninsulares estão pedindo a colaboração de moradores e turistas para a economia de água. Fica claro que é necessário um esforço coletivo para enfrentar essa grave crise de secas, e medidas preventivas precisam ser tomadas para minimizar tais situações futuras.
Mudança Climática e seus Efeitos
Um estudo de 2022 mostrou que as alterações climáticas já deixaram a Península Ibérica em seu pior estado de seca em 1.200 anos. A realidade desses fenômenos climáticos está se tornando cada vez mais presente e suas consequências são preocupantes.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)