Lula critica privatização da Eletrobras: “país foi devastado por praga”
O petista deu as declarações durante uma agenda em Salvador ao lado do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT)...
Sem citar nominalmente o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o presidente Lula (PT) afirmou nesta quinta-feira, 18, que pegou o “país devastado por uma praga de gafanhotos” e criticou a privatização da Eletrobras pelo governo do antecessor. O petista deu as declarações durante uma agenda em Salvador ao lado do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT).
“Diferentemente do Jerônimo [governador da Bahia], que pegou uma roça plantada, com semente preparada, com adubo já colocado na terra, ele tá no primeiro só colhendo o que foi plantado ao longo dos anos, eu peguei um país devastado por uma praga de gafanhotos que destruiu quase tudo que a gente há havia feito em quase 13 anos”, disse Lula.
O presidente Lula chamou de “escárnio” a privatização da Eletrobras, em julho de 2022, e lembrou da proposta de desestatização da Petrobras. “O que fizeram com a nossa Petrobras? A privatização da Eletrobras, as pessoas não gostam que se fale, mas foi um escárnio neste país o que se fez. Um setor estratégico, que é o setor de energia”, criticou.
Em Salvador, Lula assinou um acordo que formaliza a criação do Parque Tecnológico Aeroespecial do estado. A previsão de início das obras não foi informada.
A visita a capital baiana foi a primeira de uma série de viagens que o petista pretende fazer pelo Nordeste nos próximos dias. O governo quer acelerar a entrega de obras neste primeiro semestre numa estratégia para tentar alavancar candidaturas de aliados na disputa municipal deste ano.
Ainda nesta quarta, o petista seguirá para a cidade de Ipojuca, no litoral de Pernambuco, onde onde deve visitar a refinaria Abreu e Lima (Rnest), da Petrobras. A obra foi iniciada pelo petista em 2005, mas foi paralisada em 2015 após investigações da Operação Lava Jato.
Na sexta-feira, 19, Lula segue para a cidade de Abreu e Lima, na região metropolitana do Recife, onde participará da Cerimônia de Troca do Comando Militar do Nordeste (CMNE). No mesmo dia, o presidente ainda desembarca em Fortaleza para o lançamento da pedra fundamental do campus estadual do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)