Marinha indiana diz ter resgatado tripulação dos EUA após ataque dos Houthis
O ataque movido pelo grupo militante Houthi a um navio de propriedade dos Estados Unidos nas águas do Golfo de Áden, levou à mobilização do exército indiano para...
O ataque movido pelo grupo militante Houthi a um navio de propriedade dos Estados Unidos nas águas do Golfo de Áden, levou à mobilização do exército indiano para o resgate da tripulação, na última quinta-feira(18).
Tensões marítimas aumentam devido ao comércio global
Os recentes conflitos marítimos estabelecem uma grande tensão na região do Mar Vermelho, impactando diretamente o comércio global. Após o ataque ao navio Norte-Americano “Genco Picardy”, o exército dos EUA executou ataques contra 14 mísseis lançados pelo Houthi.
Houthis ameaçam atacar navios norte-americanos
Os ataques de milícias Houthi contra embarcações na região do Mar Vermelho têm se intensificado desde novembro. Esses conflitos têm desacelerado significativamente o fluxo comercial entre a Ásia e a Europa. O grupo militante Houthi, aliado do Irã, afirma estar agindo em solidariedade aos palestinos e já ameaçou atacar navios norte-americanos em resposta aos ataques efetuados por estes e pelos britânicos contra suas posições.
Estratégias do presidente dos EUA
O presidente Joe Biden, dos EUA, adotou uma estratégia de ataques militares limitados e sanções em resposta aos ataques feitos pelo Houthi. Segundo especialistas, essa parece ser uma tentativa de prevenir um conflito amplo no Oriente Médio. Entretanto, ainda não existe clareza se tal estratégia será efetiva para atingir um objetivo principal: interromper os ataques militantes que estão causando engarrafamentos no fornecimento, intensificando os temores de uma inflação intensificada.
Resgate da tripulação do Genco Picardy
Por causa dos recentes ataques, a Índia teve que desviar um navio de guerra para resgatar os 22 membros da tripulação a bordo do navio americano Genco Picardy, incluindo nove indianos. Segundo as autoridades, todos os membros da tripulação estão a salvo e o incêndio no navio já foi extinto. Em resposta ao ataque, o movimento Houthi alega ter acertado “diretamente” o navio. A operadora de navegação Genco confirmou o ataque e disse que seu navio foi atingido por um projétil enquanto navegava pelo golfo de Áden com uma carga de rocha fosfática.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)