Crise da esquerda abre espaço para bolsonarismo em Fortaleza
O ex-deputado federal bolsonarista Capitão Wagner (União Brasil) lidera a corrida à prefeitura de Fortaleza, no Ceará, conforme pesquisa divulgada nesta quarta-feira, 17, pelo Instituto Paraná...
O ex-deputado federal bolsonarista Capitão Wagner (União Brasil) lidera a corrida à prefeitura de Fortaleza, no Ceará, conforme pesquisa divulgada nesta quarta-feira, 17, pelo Instituto Paraná.
Em um dos cenários estimulados pelo instituto, o político do União aparece com 38% das intenções de voto na capital cearense. Em segundo lugar, aparece o atual prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), com 21,8%, seguido por deputado federal André Fernandes (PL), com 9,1% — a preferência dos bolsonaristas na capital cearense —, deputado estadual Evandro Leitão (PT), 6,5%, e senador Eduardo Girão (Novo), 5,3%. Os demais candidatos não atingiram 1%.
Em um segundo cenário, com a ex-prefeita de Fortaleza Luizianne Lins (PT) no lugar de Evandro Leitão, Capitão Wagner lidera com 35,6% das intenções de voto, seguido por Luizianne, com 20,8%, José Sarto, 17,5%, André Fernandes, 9,3%, e Eduardo Girão, 4,8%.
A vantagem do ex-deputado do União Brasil diminui quando o ex-prefeito Roberto Cláudio (PDT) é colocado como candidato no lugar de José Sarto. Neste cenário, Capitão Wagner tem 33,4% das intenções de voto e Roberto Cláudio, 32,4%. O ex-prefeito, no entanto, disse ao jornal Diário do Nordeste que não planeja ser candidato em 2024.
A crise do PDT no Ceará
Partido dos irmãos Ciro e Cid Gomes, o PDT passa por um esvaziamento no estado do Ceará.
Em novembro de 2023, Cid Gomes foi destituído do comando do PDT do Ceará após cerca de 40 prefeitos cearenses pedirem desfiliação da sigla em um movimento articulado por ele. Ele conseguiu retomar o controle do partido após decisão judicial, mas a saída dele é dada como certa.
Ciro e Cid estão brigados desde 2022. Um dos motivos seriam divergências sobre os rumos do partido no Ceará. Cid Gomes defendia a aliança PT-PDT, mas Ciro, que concorria à Presidência da República, posicionou-se contra com intuito de garantir palanque para si no estado.
Em dezembro de 2023, o deputado estadual Evandro Leitão deixou o PDT para se filiar ao PT e enfrentar o atual prefeito de Fortaleza, José Sarto, na corrida pelo comando da capital cearense.
Leia também:
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)