Crescente aproximação da Rússia com a Coreia do Norte acirra tensões internacionais
Aumentando tensões com a aproximação dos dois países, Rússia e Coreia do Norte estariam se entendendo em questões "sensíveis", como...
Segundo o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, a Rússia tem ampliado as relações com a Coreia do Norte em vários aspectos, incluindo áreas “sensíveis”. Ele fez este comentário nesta quarta-feira, 17.
O presidente russo, Vladimir Putin, foi convidado pelo líder norte-coreano, Kim Jong Un, para visitar a Coreia do Norte. As discussões entre os países se concentraram principalmente no aprofundamento das relações bilaterais.
Destaque para o desenvolvimento de relações bilaterais
Peskov ressaltou que “A República Popular Democrática da Coreia é um parceiro muito importante e estamos focados no desenvolvimento de nossas relações em todas as áreas, inclusive áreas sensíveis”.
A Rússia tem estreitado os laços com a Coreia do Norte desde que enviou tropas para a Ucrânia em 2022. Esta ação recebeu condenações por parte de Estados Unidos e aliados, por aliarem-se com suposto envio significativo de mísseis norte-coreanos à Rússia.
Críticas internacionais rejeitadas por Moscou e Pyongyang
Os dois países, Rússia e Coreia do Norte, negaram repetidamente as críticas. Moscou sustenta que desenvolverá laços com os países que desejar e que sua cooperação com Pyongyang não representa uma violação dos acordos internacionais.
Putin, que acredita que a Rússia está envolvida em uma batalha existencial com o Ocidente devido à situação na Ucrânia, vê o cortejo a Kim como uma oportunidade de agulhar Washington e seus aliados asiáticos, enquanto assegura um significativo suprimento de artilharia para a guerra na Ucrânia.
As relações militares entre Moscou e Pyongyang, que haviam sido construídas com o apoio da ex União Soviética em 1948, estão reaparecendo e sendo divulgadas pela Rússia.
A situação envolvendo a Coreia do Norte e a Ucrânia
A ministra das Relações Exteriores da Coreia do Norte também expressou admiração pelos laços com a Rússia em uma rara conversa com Putin no Kremlin. A menção da situação na península coreana foi discutida nesse contexto.
Não está claro, no entanto, se a Coreia do Norte teve participação direta nos recentes conflitos na Ucrânia. Esta é uma questão delicada e provavelmente continuará na pauta de negociações entre a Rússia e a Coreia do Norte nos próximos tempos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)