INSS pagou 2,5 milhões de benefícios por incapacidade temporária em 2023
O benefício em questão é disponibilizado pelo INSS ao trabalhador que se vê obrigado a se afastar do trabalho por mais de...
Dados recém-divulgados pelo Ministério da Previdência Social indicam que, somente no ano de 2023, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) registrou mais de 2,5 milhões de casos de trabalhadores afastados de suas funções por incapacidade temporária.
Surpreendentemente, a hérnia de disco e a dor lombar foram as condições mais recorrentes que levaram a esses afastamentos.
Quando o INSS paga o benefício por incapacidade temporária?
O benefício em questão é disponibilizado pelo INSS ao trabalhador que se vê obrigado a se afastar do trabalho por mais de 15 dias em razão de alguma doença ou acidente.
Para ter direito a ele, é necessária a realização de uma perícia médica feita pelo próprio INSS.
Quais são as doenças mais comuns que levam ao afastamento?
Conforme a publicação inicial do Ministério da Previdência Social, além da hérnia de disco e da dor lombar, outras condições também apresentam incidência representativa no número de registros de afastamentos. Entre elas, destacam-se:
- Leiomioma do Útero;
- Fratura da Extremidade Distal do Radio;
- Outros Transtornos de Discos Intervertebrais;
- Síndrome do Manguito Rotador;
- Colelitíase;
- Hérnia Inguinal;
- Transtorno Misto Ansioso e Depressivo;
- Lesões do Ombro
Aumento dos casos de hérnia de disco
Ao comparar os dados com o ano de 2022, a Previdência observa que o número de trabalhadores afastados por hérnia de disco cresceu 68%.
Nesse período, a doença ocupava o quarto lugar no ranking, com um total de 30,6 mil benefícios concedidos para os trabalhadores por essa razão.
Os direitos do trabalhador afastado
De acordo com a advogada previdenciária Maria Faiock, o benefício por incapacidade temporária é pago pelo INSS aos segurados que estiverem incapacitados para o trabalho de maneira total e temporária, seja por questões relacionadas ao seu trabalho ou não.
Além do benefício, o trabalhador afastado possui outros direitos como a garantia de estabilidade mínima de 12 meses após o retorno ao trabalho e o recolhimento do FGTS durante o período afastado.
Maria Faiock alerta, ainda, para a necessidade do segurado comprovar sua incapacidade por meio de laudos, relatórios e exames médicos, obtidos em rede pública ou particular de saúde.
As informações essenciais para a avaliação da incapacidade do trabalhador devem estar presentes nestes documentos.
Como solicitar o benefício do INSS por incapacidade temporária?
O benefício pode ser solicitado pelo:
- Aplicativo Meu INSS
- Telefone 135
- Agências do INSS
A concessão e prazo de recebimento do benefício serão definidos após análise do perito médico do INSS, que avaliará a documentação médica apresentada e, se necessário, realizará uma avaliação física do segurado.
Fonte: IstoÉ Dinheiro
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)